Publicado na Edição de 04 de Outubro de 2024 – Caderno Executivo – Seção Atos Normativos
RESOLUÇÃO SEDUC – 69, DE 3 DE OUTUBRO DE 2024
Dispõe sobre os referenciais bibliográficos e de legislação que fundamentam o processo de avaliação no Sistema de Promoção dos integrantes do Quadro do Magistério
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, e considerando:
– A importância de se dar continuidade à política de valorização pelo mérito aos integrantes do Quadro do Magistério, possibilitando-lhes a passagem da faixa em que seu cargo ou função-atividade se encontra para a faixa imediatamente superior, mantido o nível de enquadramento, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante;
– A necessidade da adoção de procedimentos operacionais de competitividade, devidamente sintonizados com a natureza das atividades do cargo ou função dos professores, diretores de Escola, supervisor de ensino (exceto 2018), coordenador pedagógico (em extinção), esses pertencentes a rede estadual de educação do Estado de São Paulo, Resolve:
Artigo 1º – Os referenciais bibliográficos e legislação que fundamentam o processo de avaliação no sistema de Promoção dos integrantes do Quadro do Magistério, instituído pela Lei Complementar nº. 1.097, de 27-10-2009, alterada pela Lei Complementar nº. 1.143, de 11-07-2011, e regulamentada pelo Decreto nº. 55.217, de 21-12-2009, alterado pelo Decreto nº 60.650, de 15-07-2014, são os constantes dos anexos que integram a presente resolução.
Artigo 2º – A avaliação das competências, entendidas estas como o conjunto de conhecimentos, procedimentos e iniciativas que o servidor possui e do qual se utiliza nas atividades desenvolvidas em seu ambiente de trabalho, será aplicada ao titular de cargo efetivo, nos cargos dos integrantes do Quadro do Magistério.
Parágrafo único – O disposto no caput deste artigo também se aplica às classes docentes em extinção.
Artigo 3º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
DIRETORES E SUPERVISORES
ANEXO A – PARTE COMUM
I – LEGISLAÇÃO
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas. DISPONÍVEL EM: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55588-17.03.2010.html. Acesso em: 23 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Lei n° 15.667, de 12 de janeiro de 2015. Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados. DISPONÍVEL EM: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2015/lei-15667-12.01.2015.html. Acesso em: 23 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC nº 4, de 19 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas. DISPONÍVEL EM: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-educacao/resolucao-seduc-4-de-19-1-2024-20240122112111097605. Acesso em 30 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Portaria do Coordenador, de 14 de março de 2024. Dispõe sobre o Apoio Presencial para os Professores, em sala de aula, pelo Diretor Escolar/Diretor de Escola, Vice-Diretor Escolar, Coordenador de Gestão Pedagógica/Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento. DISPONÍVEL EM: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-educacao/portaria-do-coordenador-de-14-03-2024-2024031411218214181732. Acesso em: 23 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC n° 38, de 3 de junho de 2024. Altera a Resolução SEDUC 4, de 19 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas. DISPONÍVEL EM: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-educacao/resolucao-seduc-n-38-de-3-de-junho-de-2024-2024060311221220354259. Acesso em 30 jul. 2024.
II – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
GESTÃO escolar e formação de gestores. Em aberto, Brasília, INEP, v. 17, n. 72, abr./jun. 2000. DISPONÍVEL EM: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2649/2387. Acesso em: 1 ago. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021. DISPONÍVEL EM: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PEE-SP-DOCUMENTO-OFICIAL.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
CONHECIMENTOS ESPCÍFICOS
ANEXO B – DIRETORES
Conhecimentos específicos:
LIVROS E ARTIGOS
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010. DISPONÍVEL EM: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar; dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009. DISPONÍVEL EM: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/conflitos_na_escola.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD; Salvador: Fundação Odebrecht, 2006.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FRESCHI, Elisandra Mottim; FRESCHI, Márcio. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. REI: Revista de Educação do IDEAU, Passo Fundo, IDEAU, v. 8, n. 18, 2013. DISPONÍVEL EM: https://www.passofundo.ideau.com.br/wp-content/files_mf/58059286bd30c43864fe675a1b6f659d20_1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024.
GOIS, Antônio. Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. São Paulo: Moderna, Santillana, 2020. DISPONÍVEL EM: https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/lideres-na-escola/ Acesso em: 31 jul. 2024.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MURICI, Izabela Lanna; CHAVES, Neuza. Gestão para resultados na educação. 2. ed. São Paulo: Falconi, 2016.
PARO, Vitor. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: CCAP, 2011. (Cadernos do CCAP, 2). DISPONÍVEL EM: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4708/1/Observacao-de-aulas-e-avaliacao-do-desempenho-docente.pdf. Acesso em 23 jul. 2024.
SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
WALDHELM, Ana Cristina Prado de Oliveira; SOUZA, Andrea Paula. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, CESGRANRIO, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/pbTYGpPqRVhb5rs4QvCh4Qs/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2024.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
ANEXO C – SUPERVISORES
Conhecimentos específicos:
LIVROS E ARTIGOS
ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 11-55.
ALARCÃO, Isabel. A supervisão no campo educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2020. (Educação e Formação, Cadernos Didáticos, 8). DISPONÍVEL EM: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/29513/3/Cadernos%20Didaticos_8_IAlarcao_digital.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
ALVES, Nilda (coord.). Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, v. 2, n. 3, 2007. DISPONÍVEL EM: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/109. Acesso em: 2 ago. 2024.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 10 e 11.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2018.
PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
POSSANI, Lourdes de Fátima Paschoaletto; ALMEIDA, Júlio Gomes; SALMASO, José Luís (org.). Ação supervisora: tendências e práticas. Curitiba: CRV, 2012.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2013.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 9. ed. Campinas: Papirus, 2001.
SANTOS, Sandra; ARAÚJO, Luzia. Supervisão e inclusão: interfaces no ISERJ. In: RANGEL, Mary; FREIRE, Wendel (org.). Supervisão Escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 123-142.
SILVA JUNIOR, Celestino Alves da (org.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 2004. Cap. 3 e 4.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II
ANEXO D – PARTE COMUM
I – LEGISLAÇÃO
BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d]. DISPONÍVEL EM: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d]. DISPONÍVEL EM: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. DISPONÍVEL EM: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Lei nº. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a lei de Migração. DISPONÍVEL EM: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm . Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas. DISPONÍVEL EM: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55588-17.03.2010.html Acesso em: 23 set. 2024.
II – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021. DISPONÍVEL EM: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PEE-SP-DOCUMENTO-OFICIAL.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
III – LIVROS E ARTIGOS
AZAMBUJA, Celso Candido de, SILVA, Gabriel Ferreira da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filososfia Unisinos, São Leopoldo, Unisinos, v.25, n.1, jan/abr. 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/fun/a/jWKkyjpRzxjm6c85yCKv4MN/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024.
CARVALHO, Maria do Carmo Brandt de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, n. 3, 2007. DISPONÍVEL EM: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/109 Acesso em: 23 set. 2024.
CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009. DISPONÍVEL EM: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/conflitos_na_escola.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ANEXO E – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
Conhecimentos específicos:
LIVROS E ARTIGOS
BARROS, Maria Isabel A. (org.). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018. 113p. DISPONÍVEL EM: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf
BOTÃO. Ubirajara dos Santos; SILVA, Silvane. Narrativas Quilombolas. São Paulo: SE, 2017. p. 38-55. DISPONÍVEL EM: https://www.educacao.sp.gov.br/material-didatico-narrativas-quilombolas-e-apresentado-para-rede/ Acesso em: 23 set. 2024.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
KLEIMAN, Ângela B. et al. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 4ª Parte, cap. III.
LERNER, Délia. É possível ler na escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 2. Brasília: MEC, 2001. p. 18-41. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_2.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion Passos. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica. 2019.
WEIZ, Telma. Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 1. Brasília: MEC, 2001. p. 94 – 104. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/colet_m1.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo. Peirópolis: 2016.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – LINGUA PORTUGUESA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 67-84. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71; 196-203. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline; ROJO, Roxane. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; LOUSADA, Eliane (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria & prática. 15. ed. Campinas: Pontes, 2017.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de textos e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Wagner Rodrigues; FIDELIS, Andreia Cristina; ANTONELLA, Kiahra. Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática: educação científica em aulas de língua materna. Texto Livre, Belo Horizonte, UFMG, v. 17, 2024. DISPONIVEL EM: https://www.scielo.br/j/tl/a/vSH5zLWrTbc57PhxwqvvMwp/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – EDUCAÇÃO FISICA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 179 -190. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71; 196-203. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ALVES, Flávio Soares. Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC. Educação & Realidade, Porto Alegre, UFRGS, v. 49, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/edreal/a/R4XbnX3Q5WTyzmw7rFSFWwt/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024.
CASTELANNI FILHO, Lino. Educação Física No Brasil: A História Que Não Se Conta. 19. ed. Papirus, 2013.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.
FERRANDES-RIO, Javier et al. Atividades e jogos cooperativos. Petrópolis: Vozes, 2015.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 19–25, 2021. DISPONÍVEL EM: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26982 Acesso em: 24 mar. 2024.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – ARTE
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. P. 151-160. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. P. 23-71; 196-203. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
BARBOSA, Ana Mae. Ensino do desenho e da arte no Brasil. Revista NAVA, Juiz de Fora, UFJF, v. 7, n. ½, p. 28-51, ago. 2018/2019.. DISPONÍVEL EM: https://www.academia.edu/51756099/Ensino_do_desenho_e_da_arte_no_Brasil Acesso em: 23 set. 2024.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Com Arte, 2013.
MARQUES, Isabel Azevedo. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1994.
REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: Atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 1996.
SHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2012.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA
INGLÊS
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
BENTLEY, Kay. The TKT course CLIL module. Cambridge: Cambridge University, 2010.
BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira. São Paulo: British Council Brasil, 2015. DISPONÍVEL EM: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. CLIL: content language integrated learning. Cambridge: Cambridge University, 2010.
DALE, Liz; TANNER, Rosie. CLIL activities: a resource for subjects and language teachers. Cambridge: Cambridge University, 2012.
DIXON, Shane. The language learner guidebook: powerful tools to help you conquer any language. [S.l.]: Wayzgoose, 2018.
FINARDI, Kyria Rebecca.; PORCINO, Maria Carolina. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, Florianópolis, UFSC, n. 66, 2014. p. 239-283. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ides/a/nJqphLP8s4hp4zBLsTWrPLc/?lang=en Acesso em: 23 set. 2024.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
ESPANHOL
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
CARRICABURO, Norma. La América tuteante. In: RODRIGUEZ, Alba García. Las fórmulas de tratamiento en el español actual. 2. ed. Madrid: Arco Libros, La Muralla, 2015, p. 20-23.
DÍAZ, Rafael Fernández. Prácticas de fonética española para hablantes de português: Nivel Inicial-Intermedio. Madrid: Arco Libros, 1999.
ERES FERNANDEZ, Gretel M. Las variantes del español en la nueva década: ¿todavía un problema para el profesor? In: Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes: registros de la lengua y lenguajes especificos, 2001, São Paulo. Actas […]. Brasília: Embajada de España en Brasil, 2002. p. 7-18. DISPONÍVEL EM: https://www.libreria.educacion.gob.es/libro/actas-del-ix-seminario-de-dificultades-especificas-de-la-ensenanza-del-espanol-a-lusohablantes-registros-de-la-lengua-y-lenguajes-especificos-sao-paulo-15-de-septiembre-de-2001_173320/ Acesso em: 23 set. 2024.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
KULIKOWSKI, María Zulma Moriondo; GONZÁLEZ, Neide T. Maia. Español para brasileños: Sobre por dónde determinar la justa medida de una cercanía. Anuario brasileño de estúdios hispánicos, São Paulo, n. 9, 1999, p. 11-19. DISPONÍVEL EM:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8342729/mod_resource/content/4/Espa%C3%B1ol%20para%20brasile%C3%B1os%20-%20Kulikwoski%20%20Gonz%C3%A1lez.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
MORENO, Francisco. Qué español enseñar: Entrevista Instituto Cervantes de Chicago. In: INSTITUTO CERVANTES. Programa de Formación para el profesorado de Español como Lengua Extranjera del Instituto Cervantes de Múnich. Actas […]. Munique: Instituto Cervantes, 2003/2004. DISPONÍVEL EM: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/publicaciones_centros/PDF/munich_2003-2004/04_entrevista.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Enfoques y métodos en la ensenanza de lenguas. Cambridge: Cambridge University, 2003.
ALEMÃO
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ARANTES, Poliana; UPHOFF, Dörthe (org.). Ensinar Alemão em tempos de (pós-)pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas: Mercado de Letras, 2022
CANATO, Juliana Bonsi Corrêa; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, FFLCH/USP, v. 20, n. 30, maio/jun. 2017. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/pg/a/YTpdfDTfmv3WKPR6GXFHbKD/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
GARCIA, André Luiz Ming. Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira. Calidoscópio, São Leopoldo, UNISINOS, v. 16, n. 1, p. 75-86, jan./abr. 2018. DISPONÍVEL EM: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.07/60746155 Acesso em: 23 set. 2024.
GRILLI, Marina. Alemão como língua estrangeira e a didática do plurilinguismo no Brasil e na Europa. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, FFLCH/USP, v. 19, n. 27, maio 2016. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/pg/a/MJ5T3brGzWGpQdKfn7LBHYk/# Acesso em: 23 set. 2024.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
RUG, Wolfgang; TOMASZEWSKI, Andreas. Grammatik mit Sinn und Verstand. Übungsgrammatik Mittel-und Oberstufe. Stuttgart: Ernst Klett, 2008.
SCHÄFER, Ana Carolina. A gramática alemã sob a perspectiva de seus aprendizes: crenças discentes e estratégias de aprendizagem. Pandaemonium, São Paulo, FFLCH/USP, v. 16, n. 21, p. 190-213, jun. 2013. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/pg/a/DkGHYmQK3fJVs9hmxC9kVZz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
FRANCÊS
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
BRONCKART, Jean Paul. Développement du langage et développement psychologique. L’approche de l’interactionnisme socio-discursif. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, UFJF, v. 21, n. 3, p. 30-46, 2019. DISPONÍVEL EM: https://www.academia.edu/114968080/D%C3%A9veloppement_du_langage_et_d%C3%A9veloppement_psychologique_L_approche_de_l_interactionnisme_socio_discursif Acesso em: 23 set. 2024.
CICUREL, Francine. Les interactions dans l’enseignement des langues. Paris: Didier, 2011.
COURTILLON, Janine. Elaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003.
DEZERTO, F. B. Francês e educação: institucionalização de uma língua estrangeira em discursividade. Niterói: Eduff, 2017.
EID, Cynthia; LIRIA, Philippe; ODDOU, Marc. Techniques et pratiques de classe: la classe inversée. Cesson-Sévigné: CLE International, 2019.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
SILVA, Emily Caroline da; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Um dispositivo de intervenção com professores de Centros de Estudos de Línguas (CEL): o trabalho de ensino do francês em debate. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, PUC-SP, v. 40, n. 2, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/delta/a/y8vdCv4k7tXJHjpHd3V5JGt/#. Acesso em: 23 set. 2024.
ITALIANO
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
CHINI, Marina; BOSISIO, Cristina (ed.). Fondamenti di glottodidattica: apprendere e insegnare le lingue oggi. Roma: Carocci, 2014.
DARDANO, Maurizio; TRIFONE, Pietro. Grammatica italiana com nozioni di linguística. 2 ed. Bologna: Zanichelli, 1989.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
LANDULFO, Cristiane Maria Campelo Lopes de Sousa. Currículo e formação inicial dos professores de italiano no Brasil: constatações e reflexões. Salvador: UFBA, 2016. p. 127 a 177. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32189/1/Tese%20Cristiane%20Landulfo.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
LANDULFO, Cristiane Maria Campelo Lopes de Sousa. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano, Rio de Janeiro, UERJ, v. 10, n. 2, 2019. DISPONÍVEL EM: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48769 Acesso em: 23 set. 2024.
PALERMO, Massimo. Linguistica testuale dell’italiano. Bologna: Il Mulino, 2012.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
TREVISOL, Angela Gonçalves. O lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE: teoria e prática. Porto Alegre: UFRGS, 2018. DISPONÍVEL EM: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178888. Acesso em: 23 jul. 2024.
JAPONÊS
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ABE, Yoko; NAKAMURA, Masako. Shokyû o oshieru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 9. The Japan Foundation, Tóquio, 2007.
ABE, Yoko; HATTA, Naomi; FURUKAWA, Yoshiko. Oshiekata o kaizen suru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 13. The Japan Foundation, Tóquio, 2010.
ENDO, Cristina Maki et al. 70 perguntas de pessoas que ensinam japonês no Brasil. São Paulo: Aliança Cultural Brasil – Japão, 2009.
KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
KUBOTA, Yoshiko. Nihongo kyôshi no yakuwari/course design. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 1. The Japan Foundation, Tóquio, 2006.
OTA, Junko et al. Introdução à gramática da língua japonesa. São Paulo: Centro de Estudos Japoneses/FFLCH/USP, 2001.
TSUBOYAMA, Yumiko; YANASHIMA, Fumie. Nihon jijô-Nihon bunka o oshieru.Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 11. The Japan Foundation, Tóquio, 2010.
YOKOYAMA, Noriko; OSHIO, Kazumi; ÔSUMI, Atsuko. Gakushû o hyôka suru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 12. The Japan Foundation, Tóquio, 2011.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – MATEMÁTICA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 219-234. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 111-119; 209-211. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 1995.
BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2017.
CUNHA, Francisco Gêvane Muniz. Lógica e Conjuntos. Licenciatura em Matemática. Fortaleza: Ministério da Educação; Universidade Aberta do Brasil; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Diretoria de Educação a Distância, 2008. DISPONÍVEL EM: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429767/2/Logica%20e%20Conjuntos%20-%20Livro.pdf Acesso em: 3 out. 2024
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2022.
D’AMORE, Bruno. Elementos de didática da matemática. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
FAYOL, Michel. Numeramento: aquisição das competências matemáticas. São Paulo: Parábola, 2012.
GRAVINA, Maria Alice et al. (org.). Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação de professores de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012. DISPONÍVEL EM: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/267120/001188283.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – CIÊNCIAS
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 267-279. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
BOTELHO, Maria Luiza Silva Tupy Botelho; QUADROS, Ana Luiza de. Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais. Ciência & Educação, Bauru, UNESP, v. 29, 2023. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/L85fqpxjxHDDmVZhpWNMZKt/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024.
CACHAPUZ, Antonio; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. A necessária renovação do ensino de ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
LANGHI, Rodolfo; RODRIGUES, Fábio Matos (org.). Interfaces da educação em astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica; ações dialógicas na prática de ensino de astronomia. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
URRY, Lisa A. et al. Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – GEOGRAFIA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 295-313. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. Cap. 1- 3.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia (online), v. 7, n. 13, p. 207–232, jan./jun. 2017. Disponível emhttps://revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/494 Acesso em: 23 set. 2024
COSTA, Wanderley Messias da. Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2010.
KLUG, Letícia; MARENGO, Jose A.; LUEDEMANN, Gustavo. Mudanças climáticas e os desafios brasileiros para a implementação da Nova Agenda Urbana. In: COSTA, Marco Aurélio (org.). O Estatuto da Cidade e a Habitat III: um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a Nova Agenda Urbana. Brasília: IPEA, 2016.https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9184/1/Mudan%C3%A7as%20clim%C3%A1ticas.pdf Acesso em: 23 set. 2024
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: HUCITEC, 1985.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2021.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2021.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – HISTÓRIA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 295-313. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
CAVALCANTI, Tiago Muniz. Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/vd/a/Z7SBdtrRmT8Gvdt8dzr4dLz/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024
FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
HERNANDEZ, Leila Leite. África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2015.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016.
REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: O tempo das crises; Revoluções, fascismos e guerras. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. v. 2.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – BIOLOGIA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ALMEIDA, Ana Maria Rocha de; EL-HANI, Charbel Niño. Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiae Studia: São Paulo, FFLCH/USP, v. 8, n. 1, 2010. p. 9 – 40. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ss/a/KBtnzpjBtDxpS9KLsBgpbHN/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2011. 3v.
BIZZO, Nélio. Metodologia de ensino de biologia e estágio supervisionado. São Paulo: Ática, 2012.
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAUJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.Cap 1, p. 111 – 130; Cap 3, p. 149 – 160; Cap 5, p. 175 – 187.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2019.
ROCHA, Ana Maria de Almeida; EL-HANI, Charbel Niño. Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiae Studia, São Paulo, FFLCH/USP, v. 8, n. 1, p. 9 – 40, 2010. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ss/a/KBtnzpjBtDxpS9KLsBgpbHN/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024
URRY, Lisa A. et al. Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – QUÍMICA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ADAMS, Fernanda Welter.; NUNES, Simara Maria Tavares. A contextualização da temática energia e a formação do pensamento sustentável no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 137-148, maio 2022. DISPONÍVEL EM: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_2/06-ODS-64-21.pdf Acesso em: 13 fev. 2023.
ATKINS, Peter; LORETTA, Jones, LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio Ambiente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CHIARO, Sylvia de; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e Pesquisa, São Paulo, FEA/USP, v. 43, n. 2, p. 411-426, abr./jun. 2017. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ep/a/Tj5CF3DQrpbQHyrm76XBWFc/# Acesso em: 23 set. 2024
FRANÇA, Débora et al. As faces do plástico: uma proposta de aula sobre sustentabilidade. Química Nova na Escola, São Paulo, Instituto de Química/USP, v. 44, n. 3, p. 277-286, ago. 2022. DISPONÍVEL EM: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_3/03-ODS-61-21.pdf Acesso em: 23 set. 2024
MORI, Lorraine; CUNHA, Marcia Borin da. Problematização: possibilidades para o ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, Instituto de Química/USP, v. 42, n. 2, p. 176-185, maio 2020. DISPONIVEL EM: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/10-EQF-41-19.pdf Acesso em: 23 set. 2024
RIBEIRO, Jefferson da Silva; FREITAS, Sérgio de Oliveira; MAIA, Pedro Ivo da Silva; COSTA, Carla Regina. Abordagem dos temas Indústria 4.0 e sustentabilidade: contextualização baseada em fatos históricos e na cadeia produtiva do alumínio. Química Nova na Escola, São Paulo, Instituto de Química/USP, v. 44, n. 2, p. 115-125, maio 2022. DISPONÍVEL EM: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_2/04-ODS-82-21.pdf Acesso em: 23 set. 2024
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
ZANOTTO, Ricardo Luiz; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação, Bauru, Unesp, v. 22, n. 3, p. 727–740, 2016. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9yjWrqNWN6yrn4rMnKTm3cm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 set. 2024
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – FÍSICA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ABDALLA, Maria Cristina Batoni. O discreto charme das partículas elementares. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (coord.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: mecânica. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2020.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: física térmica, óptica. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2015.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2022.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Editora Bookman, 2015.
OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fática Oliveira. Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Livraria da Física, 2017
PIRES, Antonio Sergio Teixeira. Evolução das ideias da física. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – SOCIOLOGIA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. 2 ed. Estudos e Pesquisas, informação demográfica e socioeconômica, Rio de Janeiro, n. 48, 2022. DISPONÍVEL EM:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101972_informativo.pdf Acesso em: 4 jun.
2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Para que serve a sociologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2015
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. A práxis e a compreensão da práxis: sobre as teses as Feuerbach. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, João Pessoa, UFPB, v. 10, n. 4, 2019. DISPONÍVEL EM: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/49720 Acesso em: 23 jul. 2024.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, UFC, v. 45, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2014. DISPONÍVEL EM: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2418/1871
MONTESQUIEU. O espírito das leis. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – FILOSOFIA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024
II – LIVROS E ARTIGOS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2001.
CHAUÍ. Marilena. Boas-vindas à filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
CUPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, FFLCH/USP, v. 2, n. 4, dez. 2004. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/ss/a/n3cCz6JTQch58cvbmKJjRnN/#. Acesso em: 23 set. 2024.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SAVIAN FILHO, Juvenal. Argumentação: a ferramenta do filosofar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
SILVA, Madalena da; BONIN, Joel Cezar; GARROTE, Ramón. Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas? Educação em Análise, Londrina, UEL, v. 8, n. 1, p. 62–78, 2023. DISPONÍVEL EM: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48174 Acesso em: 23 set. 2024.
SINGER, Peter. Ética prática. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
WEFFORT, Francisco Correia (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1 e 2.
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PSICOLOGIA
Conhecimentos específicos:
LIVROS E ARTIGOS
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
COLL, César; PALACIOS, Jésus; MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 1 e 2
CUNHA, Marcos Vinícius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
DAVIS, Claudia; OLIVEIRA de Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos; aplicações à prática. 21 ed. São Paulo: Vozes, 2015.
KAPPEL, Verônica Borges; GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo; MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, Unesp, v. 18, n. 51, p. 723-735, 2014. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/icse/a/YwQZFRzqWqwGpQ6w47RcvLS/?lang=pt# . Acesso em: 23 set. 2024.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, ABRAPEE, v. 18, n. 3, set./dez. 2014. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/pee/a/dXNR87XJcBw5v74bxtsbNyf/# Acesso em: 23 set. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
ANEXO F – PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; ALVES, Elioenai Dornelles. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, USP, v. 18, n. 4, p. 816-823, ago. 2010. DISPONÍVEL EM: https://www.scielo.br/j/rlae/a/yBG83q48WG6KDHmFXXsgVkR/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024.
BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (orgs). 2 ed. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2011.
BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa. Revista da FACED, Salvador, FACED-UFBA, n. 9, p. 55-74, 2005. DISPONÍVEL EM: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2684/1894. Acesso em: 23 set. 2024.
MACEDO, Paula Costa Mosca. Deficiência física congênita e Saúde Mental. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, SBPH, v. 11, n. 2, p. 127-139, dez. 2008 . DISPONÍVEL EM: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582008000200011&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 23 set. 2024.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014. p. 68-88.
OMOTE, Sadao. Prefácio. In: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos (org.). Diversidade e cultura inclusiva. São Paulo: Unesp/Núcleo de Educação a Distância, 2014. DISPONÍVEL EM: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155241/6/unesp-nead_reei1_ei_d01_e-book.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
ZAFANI, Mariana Dutra; GREGORUTTI, Carolina Cangemi; BALEOTTI, Luciana Ramos. Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física. Revista Brasileira de Educação Especial, Santa Maria, UFSM, v. 30, n. 59, p. 763-774, 2017. DISPONÍVEL EM: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28432/pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
ALMEIDA, Djair Lázaro de; SANTOS, Gláucia Ferreira Dias dos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, UNISC, v. 23, n.3, p. 30-57, 2015. DISPONÍVEL EM: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6033 Acesso em: 23 set. 2024.
BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. Absurdo ou Lógica: Os surdos e sua produção linguística. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000.
BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020.
KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, comunicação total e bilinguísmo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais… Bacabal: EDUFMA. 2016. p. 166-180. DISPONÍVEL EM: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53115/1/2016_art_gflkesio2.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora? introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Edufscar, 2014.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014. p. 68-88.
OMOTE, Sadao. Prefácio. In: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos (org.). Diversidade e cultura inclusiva. São Paulo: Unesp/Núcleo de Educação a Distância, 2014. DISPONÍVEL EM: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155241/6/unesp-nead_reei1_ei_d01_e-book.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
SKLIAR, Carlos. Bilingüismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Revista Brasileira de Educação [online], n. 8, p. 44-57, 1998. DISPONÍVEL EM: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a05.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
DEFICIÊNCIA VISUAL
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
AMORIM, Célia Maria Araújo de; ALVES, Maria Glicélia. A criança cega vai à escola: preparando para a alfabetização. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2008.
AMORIM, Célia Maria Araújo; ALVES, Maria Glicélia; NASSIF, Maria Christina Martins. Escola e deficiência visual: como auxiliar seu filho. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2009.
BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020.
LIMA, Eliana Cunha. O aluno com deficiência visual: cegueira e baixa visão. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2018.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014. p. 68-88.
OMOTE, Sadao. Prefácio. In: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos (org.). Diversidade e cultura inclusiva. São Paulo: Unesp/Núcleo de Educação a Distância, 2014. DISPONÍVEL EM: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155241/6/unesp-nead_reei1_ei_d01_e-book.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
ORMELEZI, Eliana M. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na constituição subjetiva e no desenvolvimento global: uma leitura psicanalítica em estudo de caso. 2006. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível
em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-111924/publico/TeseElianaMariaOrmelezi.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
SAMPAIO, M. W. et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica; Guanabara Koogan, 2010.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
BAPTISTA, Claudio Roberto Baptista; CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles. Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.
BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020.
GARGHETTI, Francine Cristine; MEDEIROS, José Gonçalves; NUERNBERG, Adriano Henrique. Breve história da deficiência intelectual. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Jaén, Universidad de Jaén, n. 10, p. 101-116, jul. 2013. DISPONÍVEL EM: https://nedef.paginas.ufsc.br/files/2017/10/Breve-hist%C3%B3ria-da-defici%C3%AAncia-intelectual.-1.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014. p. 68-88.
OMOTE, Sadao. Prefácio. In: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos (org.). Diversidade e cultura inclusiva. São Paulo: Unesp/Núcleo de Educação a Distância, 2014. DISPONÍVEL EM: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155241/6/unesp-nead_reei1_ei_d01_e-book.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
RODRIGUES, Leandro. Como adaptar atividades para diferentes casos de atraso cognitivo ou deficiência intelectual? Teresópolis: Instituto Itard, 11 jan. 2020. DISPONÍVEL EM: https://institutoitard.com.br/como-adaptar-atividades-para-atraso-cognitivo-ou-deficiencia-intelectual/. Acesso em: 23 set. 2024.
SANTOS, Daisy Cléia Oliveira dos. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n.04, p. 935-948, out./dez 2012. DISPONÍVEL EM: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n4/10.pdf Acesso em 3 out. 2024.
TRENTIN, Valéria Becher. Deficiência intelectual: fundamentos e metodologias. Indaial: UNIASSELVI, 2018. p. 1-94. DISPONÍVEL EM: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=35670. Acesso em: 23 set. 2024.
ANEXO F – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Conhecimentos específicos:
I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/SECAD, UNESCO, 2006. DISPONÍVEL EM: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume8_formacao_de_professores_indigenas_repensando_trajetorias.pdf Acesso em: 23 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998. DISPONÍVEL EM: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/F3L00004.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.
II – LIVROS E ARTIGOS
FUNARI, Pedro Paulo; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2010.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC e Unesco, 2006. DISPONÍVEL EM: https://desenvolvimento.forumeja.org.br/wp-content/uploads/tainacan-items/151616/225157/LIVRO_Formacao_Professores.pdf Acesso em: 01 out. 2024.
NASCIMENTO, Adir Casaro; VIEIRA, Carlos Magno Naglis; MEDEIROS, Heitor Queiroz de (org.). Educação Indígena na escola e em outros espaços. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
MEDEIROS, Adriana Francisca de. A contribuição de Paulo Freire para a educação escolar indígena. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, UFAM, v. 1, Edição temática – Paulo Freire, p. 253-262, 2020. DISPONÍVEL EM: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202017 Acesso em: 24 set. 2024.
MENDONÇA, Dener Guedes; OLIVEIRA, Ramony Maria da Silva Reis. Educação indígena no Brasil: Entre legislações, formação docente e tecnologias. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e518985564, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5564. DISPONÍVEL EM: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5564 . Acesso em: 23 set. 2024.
POTIGUARA, Eliane. Questão indígena brasileira: visto minha própria pele sem medo. São Paulo: Editora de Cultura, 2024.
SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (orgs.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, Mari/USP e Fapesp, 2001
SOUZA, Vitor Fabrício Machado de; COPPE, Cristiane. Educação científica contra o preconceito: da natureza às multinaturezas. Revista brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, UFMG, v. 22, e32489, p. 1–23, fev. 2022.https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/32489 Acesso em: 23 set. 2024.