Instrução COPED – Resolução SEDUC n° 50 – Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental

Publicado na Edição de 10 de Outubro de 2024 | Caderno Executivo | Seção Atos Normativos

Instrução COPED – Resolução SEDUC n° 50
Dispõe sobre a lista de descritores das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) de 2024 destinada a turmas do Ensino Fundamental
A Coordenadoria Pedagógica (COPED), em conformidade com a Resolução SEDUC n° 50, de 22 de julho de 2024, que dispõe sobre a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), e considerando a necessidade de dar transparência aos descritores que baseiam as avaliações destinadas às turmas do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, define as seguintes instruções:
1. DA DEFINIÇÃO DAS PROVAS
1.1. A prova de cada ano e de cada componente curricular do SARESP para o Ensino Fundamental é criada a partir de uma lista de descritores, priorizados a partir das Matrizes de Referência de Avaliação do SARESP e articulados aos conteúdos previstos no Currículo Paulista.
1.2. Os descritores das avaliações descrevem de forma objetiva uma habilidade ou competência que o estudante deve ser capaz de demonstrar ao responder determinada questão de prova.
1.3. A relação de descritores é abrangente. Contudo, isso não implica que todos serão contemplados na avaliação.
2. DOS DESCRITORES
2.1. MATEMÁTICA
2.1.1. 2º ANO
● Comparar números naturais até a ordem das centenas.
● Comparar quantidades de elementos de conjuntos.
● Associar o registro numérico de números naturais de até 3 ordens ao registro em língua materna.
● Identificar a posição ordinal de um objeto ou número numa sequência, utilizando termos como primeiro, segundo, terceiro etc.
● Resolver problema de adição ou de subtração, envolvendo números de até 3 ordens.
● Resolver problema envolvendo ideias de multiplicação ou divisão por 2, 3, 4 ou 5.
● Compor ou decompor números naturais até a ordem das centenas, por meio de diferentes adições.
● Classificar objetos por meio de atributos como tamanho, cor, forma, espessura, posição, medida ou outro critério que permita comparação.
● Reconhecer uma sequência numérica (crescente ou decrescente) que atende a regularidade estabelecida, ou vice-versa.
● Inferir o padrão ou regularidade de uma sequência numérica, de objetos ou figuras.
● Identificar a localização ou deslocamento de pessoas ou de objetos no plano.
● Associar figuras geométricas espaciais com objetos do mundo físico.
● Reconhecer figuras plana em desenhos ou em face de sólidos geométricos.
● Comparar medidas de comprimento, capacidade ou massa.
● Analisar calendários para indicar datas ou dias da semana ou a duração de intervalos de tempo entre datas.
● Resolver problema envolvendo intervalo de tempo, por meio de relógio digital.
● Resolver problemas envolvendo sistema monetário brasileiro. (Inclui equivalência de valores)
● Classificar evento como “pouco provável”. “muito provável”, “impossível” ou “certo”.
● Interpretar informações apresentadas por meio de tabelas (simples ou dupla entrada) ou de gráficos de colunas simples ou barras.
2.1.2. 5º ANO
● Ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar.
● Ordenar números decimais, com ou sem apoio da reta numérica.
● Comparar frações com apoio da reta numérica, utilizando termos como “maior que”, “menor que”, “igual a”, “diferente de”.
● Resolver problemas de adição e/ou subtração, envolvendo números decimais.
● Resolver problemas de multiplicação e/ou divisão, envolvendo números decimais.
● Resolver problema simples de contagem (princípio multiplicativo).
● Associar uma fração ao resultado de uma divisão ou como a representação numérica da ideia parte-todo.
● Identificar frações equivalentes.
● Resolver problema envolvendo o cálculo de porcentagens (10%, 25%, 50%, 75% e 100%).
● Resolver problema envolvendo partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.
● Resolver problema envolvendo proporção direta entre duas grandezas.
● Representar a localização de objetos no plano mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas), a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
● Identificar posição ou localização de pessoas ou objetos no plano cartesiano, visando uma primeira noção de coordenada cartesiana no 1º quadrante.
● Comparar elementos de figuras geométricas planas ou espaciais.
● Associar figuras espaciais a suas planificações.
● Reconhecer a ampliação ou redução de figuras, com apoio de malha quadriculada.
● Resolver problema envolvendo área ou perímetro de figuras planas.
● Resolver problema envolvendo as principais unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura e capacidade.
● Analisar dados estatísticos apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas, barras ou linhas) em contextos relevantes.
● Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
2.1.3. 6º ANO
● Comparar elementos de figuras geométricas planas ou espaciais.
● Associar figuras espaciais a suas planificações.
● Resolver problema envolvendo as principais unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura e capacidade.
● Comparar números racionais, com ou sem apoio da reta numérica.
● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.
● Resolver problemas envolvendo operações fundamentais com números naturais.
● Resolver problema envolvendo as operações fundamentais entre números decimais.
● Classificar números naturais em primos ou compostos.
● Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e divisor.
● Resolver problemas envolvendo porcentagem.
● Resolver problemas simples que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade, cujo resultado seja um número natural.
● Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas.
● Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante.
● Reconhecer ampliação ou redução de figuras com apoio de malha quadriculada.
● Comparar características de polígonos.
● Resolver problema envolvendo área de triângulos ou retângulos ou polígonos que podem ser decompostos por essas duas formas.
● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.
● Analisar dados presentes em tabelas e/ou gráficos.
2.1.4. 7º ANO
● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.
● Classificar números naturais em primos ou compostos.
● Resolver problemas simples que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade, cujo resultado seja um número natural.
● Comparar características de polígonos.
● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.
● Ordenar números inteiros, com ou sem suporte da reta numérica.
● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e divisor.
● Resolver problemas que envolvam porcentagens.
● Resolver problemas envolvendo operações com números inteiros.
● Resolver problemas envolvendo as operações com números racionais.
● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.
● Expressar por meio de uma fração a razão entre partes de uma grandeza e partes da mesma ou partes de outra grandeza, na resolução de problemas.
● Resolver problema envolvendo proporção entre duas grandezas.
● Reconhecer transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
● Identificar, no plano cartesiano, figuras obtidas por uma ou mais transformações geométricas (translação, reflexão e rotação).
● Resolver problemas envolvendo propriedades angulares de polígonos.
● Reconhecer as condições de existência para a construção de um triângulo, em relação às medidas dos lados ou a soma de seus ângulos internos.
● Resolver problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
● Resolver problemas envolvendo o cálculo de probabilidade de eventos simples.
● Reconhecer/identificar a localização de polígonos no plano cartesiano através da coordenada dos vértices.
2.1.5. 8º ANO
● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.
● Comparar características de polígonos.
● Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
● Resolver problemas significativos que envolvem grandezas de medidas.
● Ordenar números racionais, com ou sem suporte da reta numérica.
● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.
● Representar por meio de expressões algébricas regularidades observadas em sequências numéricas.
● Utilizar notação científica para representar números em diferentes contextos.
● Resolver problemas que envolvem cálculo de porcentagens.
● Resolver problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação envolvendo números racionais.
● Resolver problema envolvendo o princípio multiplicativo.
● Resolver problemas envolvendo grandezas (direta ou inversamente) proporcionais.
● Identificar a regularidade de sequência numérica ou figural, recursiva ou não recursiva.
● Reconhecer a sequência numérica recursiva definida a partir de um fluxograma.
● Resolver problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas.
● Comparar quadriláteros para identificar semelhanças e diferenças entre suas propriedades.
● Resolver problemas envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
● Resolver problemas envolvendo o cálculo da probabilidade de eventos.
● Resolver problemas envolvendo o cálculo de valores de medidas de tendência central (média, mediana e moda).
● Reconhecer o gráfico que representa adequadamente um conjunto de dados de uma pesquisa.
● Classificar polígonos de acordo com os seus lados ou ângulos (convexo/não-convexo, regulares/não-regulares, classificação de triângulos e quadriláteros)
● Comparar o perímetro ou a área de polígonos a partir de mudança nas medidas de seus lados, na resolução de problemas.
2.1.6. 9º ANO
● Reconhecer diferentes representações de um mesmo número racional.
● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 1º grau, do tipo ax + b = c.
● Resolver problemas associados a sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.
● Reconhecer a reta que representa uma equação linear com duas incógnitas no plano cartesiano. (ou vice-versa)
● Localizar números reais na reta numérica.
● Efetuar cálculos com números reais.
● Resolver problema envolvendo as operações fundamentais com números reais.
● Resolver problemas que envolvam porcentagem, no contexto da educação financeira.
● Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes.
● Associar uma situação que pode ser modelada por uma função afim ou quadrática a uma de suas representações (gráfica, tabular ou algébrica).
● Resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
● Resolver problemas que podem ser modelados por equações do 2º grau.
● Reconhecer figuras planas semelhantes, priorizando a semelhança entre triângulos.
● Resolver problemas envolvendo relações métricas do triângulo retângulo.
● Resolver problema envolvendo medidas de tendência central (média, mediana e moda).
● Resolver problemas envolvendo a probabilidade de eventos independentes ou dependentes.
● Associar a tabela e o gráfico adequado para representação de um conjunto de dados.
● Resolver problemas que envolvam dados estatísticos apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barra simples ou agrupadas, pictóricos, de linhas, de setores, histograma ou infográfico).
● Realizar operações com polinômios (envolve produtos notáveis).
2.2. LÍNGUA PORTUGUESA
2.2.1. 2º ANO
● Identificar a função social de textos diversos (a finalidade da produção, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam).
● Identificar diferentes tipos de letras veiculadas socialmente.
● Localizar informações explícitas em textos.
● Reconhecer o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
● Reconhecer palavras e expressões utilizadas na caracterização de personagens e ambientes em uma narrativa ficcional (contos de fadas, maravilhosos, populares, fábulas, crônicas entre outros).
● Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões e comparações.
● Identificar em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
● Identificar em textos variados expressões que marcam a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.).
● Identificar palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
● Identificar a grafia correta de palavras conhecidas.
● Identificar o uso correto de diferentes sinais de pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula e reticências), segundo as características próprias dos diferentes gêneros.
● Identificar o uso correto do acento gráfico em palavras de uso frequente.
2.2.2. 5º ANO
● Localizar informações explícitas em um texto.
● Inferir informações implícitas em textos.
● Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos.
● Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
● Reconhecer informações apresentadas em gráficos, infográficos e tabelas.
● Distinguir fato de opinião em um texto.
● Reconhecer os efeitos de sentido de recursos multissemióticos em textos que circulam em diferentes suportes.
● Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias.
● Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
● Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
● Diferenciar discurso indireto e discurso direto, reconhecendo o efeito de sentido de verbos de enunciação.
● Reconhecer, em textos variados, o efeito de sentido produzido pelo uso da pontuação expressiva (ponto de exclamação, de interrogação, reticências e aspas).
● Reconhecer o sentido da relação estabelecida por conjunções entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
● Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
2.2.3. 6º ANO
● Reconhecer o efeito de sentido produzido por figuras de linguagem como onomatopeia, personificação e hipérbole, dentre outras.
● Reconhecer, em poemas, o sentido produzido pelo uso de recursos expressivos sonoros, semânticos, gráfico-espacial e imagens, em sua relação com o texto verbal.
● Identificar crítica ou ironia/ humor presente em tirinhas, memes, charges etc.
● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.
● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos.
● Reconhecer os efeitos de sentido de recursos de persuasão empregados em textos publicitários
● Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. (poemas, lendas, cordel, folclore)
● Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de artigos, substantivos, adjetivos e pronomes e das categorias de tempo e de modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Identificar a ideia central em textos de diferentes gêneros, demonstrando compreensão global.
● Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
● Inferir o sentido das palavras ou expressões desconhecidas na leitura de textos de diferentes gêneros.
2.2.4. 7º ANO
● Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
● Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias.
● Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.
● Reconhecer a intertextualidade entre os textos literários entre si ou entre estes e outros textos ou outras manifestações artísticas.
● Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Reconhecer os efeitos de sentido dos tempos, modos e/ou vozes verbais com base no gênero textual e na intenção comunicativa.
● Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.
● Reconhecer o sentido da relação estabelecida em períodos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido ou oposição de sentidos.
● Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
● Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-culta e o de preconceito linguístico.
● Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.
2.2.5. 8º ANO
● Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
● Distinguir fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
● Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica.
● Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes.
● Reconhecer as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais ou pronominais que contribuem para a continuidade do texto.
● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos.
● Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação).
● Identificar em textos os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
● Reconhecer, em textos, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de modalização e argumentatividade.
● Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
● Identificar as características do gênero entrevista e/ou sua funcionalidade nos contextos de publicação.
● Identificar o gênero textual reportagem e sua função social em diferentes contextos de produção, circulação e recepção.
● Identificar recursos utilizados para impactar/chocar o leitor no gênero reportagem.
● Identificar os elementos constitutivos do gênero artigo de opinião (título, tese, argumentos, conclusão) e o tipo de linguagem empregada.
2.2.6. 9º ANO
● Identificar o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências em material de comunicação impresso ou digital (notícias, reportagens, fotorreportagens, entrevistas, em tirinhas, memes, charge).
● Reconhecer os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como metonímia, eufemismo, polissíndeto, assíndeto, ironia, apóstrofe.
● Inferir, em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica.
● Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos.
● Identificar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação).
● Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
● Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
● Identificar o aposto ou o vocativo em textos variados.
● Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
● Identificar e reconhecer marcas de expressividade nos gêneros que apresentam a predominância da descrição a partir do uso de recursos linguísticos.
● Identificar os elementos básicos de uma narrativa (personagem, enredo, narrador/eu lírico, espaço, tempo) no gênero conto ou em poemas narrativos/dramáticos.
● Reconhecer o emprego de adjetivos para caracterização física ou psicológica de personagens e/ou para a caracterização de espaço.
● Identificar os usos e efeitos de sentido do tempo presente ou dos diferentes pretéritos do modo indicativo.
● Identificar o sujeito e/ou o predicado em um período simples.
● Identificar em um texto publicitário (anúncio, propaganda e slogan), o enunciador, o público-alvo, a finalidade, o espaço de circulação e/ou os recursos verbais e não verbais utilizados em sua construção.
● Reconhecer a tipologia textual (descrever, narrar/relatar/expor e argumentar) usada para a construção de diferentes gêneros.
2.3. CIÊNCIAS
2.3.1. 6º ANO
● Reconhecer fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais, como condutibilidade térmica/elétrica, densidade/ solubilidade ou respostas a forças magnéticas/mecânicas.
● Classificar como reversíveis ou irreversíveis as transformações que ocorrem no cotidiano causadas por aquecimento ou resfriamento.
● Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.), com o apoio de imagem.
● Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
● Compreender alguns processos de conservação de alimentos e como eles funcionam.
● Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
● Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
● Associar os processos de mudança do estado físico da água ao ciclo hidrológico.
● Identificar os componentes básicos de uma célula e/ou suas respectivas funções.
● Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos por meio de ilustrações.
● Relacionar as estruturas básicas do sistema nervoso (central, periférico e simpático/parassimpático) e suas respectivas funções com o papel na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
● Reconhecer as principais (partes) estruturas do olho humano envolvidas na captação e interpretação das imagens e compreender as funções dessas estruturas.
● Selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
● Reconhecer os fatores relacionados à saúde dos olhos (impacto das telas; alimentação; proteção UV).
● Reconhecer que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais vertebrados resultam da interação entre os sistemas muscular (estrutura e função dos músculos: liso, cardíaco e estriado), ósseo (identificar os diferentes tipos de ossos do corpo humano e os tipos de articulações) e nervoso (reconhecer o caminho de ação e respostas entre o sistema locomotor e o sistema nervoso).
● Reconhecer a importância da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida e das pessoas com deficiência.
● Compreender e identificar os tipos de substâncias psicoativas e reconhecer os efeitos de substâncias psicoativas dessas substâncias no funcionamento do sistema nervoso.

2.3.2. 7º ANO
● Reconhecer a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
● Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
● Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
● Justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, a partir do conhecimento sobre as formas de propagação do calor.
● Identificar as formas de propagação do calor no funcionamento de alguns equipamentos, como garrafa térmica, coletor solar etc.
● Relacionar o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo a questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
● Diferenciar combustíveis renováveis e não renováveis, considerando suas origens, processos de produção e impactos ambientais provocados.
● Reconhecer mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
● Identificar características do clima e paisagem (fisionomia) e da biota predominantes nos ecossistemas brasileiros.
● Reconhecer como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
● Identificar as unidades de conservação existentes no território paulista, suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.
● Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
● Compreender o funcionamento do sistema imunológico na imunidade adquirida por meio de vacinas ou a produção de anticorpos por meio de infecções.
● Reconhecer o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
● Identificar as principais características de vírus e bactérias e/ou as principais patologias que provocam no organismo humano.
● Compreender o uso da tecnologia nas diferentes dimensões humanas e os impactos ambientais causados.
2.3.3. 8º ANO
● Identificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
● Identificar os componentes de um circuito elétrico (pilha/bateria, fios, lâmpadas, outros dispositivos) bem como seu funcionamento em uma residência.
● Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para térmica, luminosa, sonora, por exemplo).
● Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso.
● Comparar as características de diferentes usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), avaliar seus aspectos favoráveis e desfavoráveis de acordo com os critérios de sustentabilidade, impacto socioambientais e eficiência energética.
● Compreender como ocorre a geração de energia elétrica em uma usina e/ou como ocorre a distribuição da energia gerada.
● Detalhamento das usinas especificadas nas aulas do escopo: termelétricas, hidrelétricas, eólicas, solares, elétricas, nucleares, elétricas osmóticas. Reconhecer o uso do hidrogênio de baixa emissão de carbono para produção de energia.
● Identificar o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis para o processo de produção e consumo de equipamentos eletrônicos
● Descrever o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos na prevenção da gravidez e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
● Identificar sintomas, modos de transmissão e tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/Aids.
● Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
● Reconhecer os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
2.3.4. 9º ANO
● Reconhecer as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo de constituição microscópica (organização das partículas), com apoio de imagem.
● Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
● Identificar modelos (moleculares, iônicos, atômicos, por exemplo) que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica; compreender a organização dos elementos químicos (Classificação Periódica).
● Compreender fenômenos relacionados à decomposição da luz a partir de situações e experimentos descritos ou ilustrados.
● Conhecer os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
● Categorizar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas características (suas frequências, fontes e/ou aplicações).
● Avaliar as implicações do uso das radiações eletromagnéticas em controle remoto, telefone celular, raio-X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
● Compreender como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros)
● Compreender com base em indicadores que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.
● Compreender os princípios básicos da hereditariedade e o papel dos gametas na transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
● Compreender a relação entre genótipo e fenótipo e a importância dos fatores do ambiente na expressão do fenótipo.
● Compreender 1ª e 2ª Lei de Mendel, relacionando as ideias de Mendel com Genética e Biotecnologia (OGM -Organismos Geneticamente Modificados, e Clonagem).
● Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin na compreensão da diversidade biológica.
● Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, e com base na divergência entre populações da espécie ancestral.
● Compreender a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as bacias hidrográficas, as populações humanas e as atividades a elas relacionados.
● Selecionar iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base em ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
2.4. GEOGRAFIA
2.4.1. 6º ANO
● Descrever elementos constitutivos das paisagens e suas modificações em diferentes tempos.
● Reconhecer modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.
● Caracterizar os principais movimentos do planeta e suas respectivas consequências (sucessão de dias e noites, estações do ano, e fusos horários).
● Descrever as camadas da atmosfera, relacionando com circulação geral, zonas climáticas e padrões climáticos.
● Identificar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre.
● Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas relacionadas à cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e rural.
● Explicar a importância da água e de sua disponibilidade para a manutenção das formas de vida no planeta.
● Caracterizar biomas e ecossistemas e seus respectivos padrões climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos.
● Identificar as características das paisagens transformadas pela ação antrópica a partir dos processos de urbanização, industrialização e desenvolvimento da agropecuária em diferentes lugares.
● Caracterizar as atividades primárias, secundárias e terciárias e suas transformações espaciais, econômicas, culturais, políticas e ambientais em diferentes lugares.
● Relacionar o processo de urbanização com as problemáticas socioambientais, fatores de vulnerabilidade, riscos e desastres em diferentes lugares.
● Aplicar os pontos cardeais e colaterais e as técnicas de orientação relativas ao sistema de coordenadas geográficas.
● Identificar os elementos do mapa (título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação) em diferentes representações cartográficas.
● Identificar diferentes representações do planeta Terra e da superfície terrestre.
● Relacionar as características do processo de urbanização com a ocorrência de desastres socioambientais (inundações, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos de encostas, incêndios, erosão entre outros) em diferentes lugares.
● Identificar as principais bacias hidrográficas do estado de São Paulo, do Brasil, da América do Sul e do mundo, relacionando com a geração de energia, abastecimento de água e as principais transformações dos espaços urbanos e rurais.
● Identificar eventos provocados pela ação humana relacionados com os fenômenos climáticos (radiação ultravioleta, ilha de calor, aquecimento global, El Nino, La Nina, Efeito estufa e aumento da camada de ozônio).
● Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional e global.
2.4.2. 7º ANO
● Explicar o processo de formação do território brasileiro seus limites e fronteiras em diferentes tempos.
● Identificar em registros histórico-geográficos as formas de organização político-administrativa do Brasil e do estado de São Paulo em diferentes tempos
● Identificar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como os Complexos Regionais ou as regiões Geoeconômicas e suas características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais.
● Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, em especial do estado de São Paulo.
● Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos africanos, europeus, asiáticos entre outros na formação da sociedade brasileira em diferentes regiões, em especial no estado de São Paulo.
● Identificar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.
● Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnica-racial e cultural e de outros indicadores demográficos tais como renda, sexo, gênero, idade, entre outros nas regiões brasileiras.
● Identificar fenômenos socioespaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em diferentes lugares.
● Discutir como os processos produtivos, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e influem nas relações de trabalho e na distribuição de riquezas em diferentes lugares.
● Analisar o papel das redes de transporte e comunicação no estabelecimento de fluxos materiais e imateriais em escala global.
● Relacionar os processos de industrialização e inovação tecnológica às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e ambientais do território brasileiro.
● Ler mapas temáticos com base em informações históricas, demográficas, sociais e econômicas do território brasileiro.
● Comparar as regiões brasileiras em diferentes tempos a partir de indicadores socioeconômicos.
● Identificar os domínios morfoclimáticos no território brasileiro.
● Identificar generalidades e particularidades dos biomas brasileiros, em especial no estado de São Paulo.
● Identificar os tipos de Unidades de Conservação e respectivos papeis na conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.
● Analisar o papel dos Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas na conservação e preservação da natureza no Brasil, em especial no estado de São Paulo.
● Analisar as influências indígenas e africanas na formação da cultura brasileira
● Identificar elementos das paisagens das regiões brasileiras, em especial a região sudeste, em diferentes produções culturais.
● Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo, nos seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais em diferentes lugares.
2.4.3. 8º ANO
● Definir os conceitos de demografia relacionados aos processos populacionais.
● Identificar os principais fluxos migratórios em diferentes contextos históricos, políticos, econômicos, culturais e físico-naturais em diferentes períodos.
● Descrever as correntes e fluxos migratórios contemporâneos da população mundial.
● Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica tais como mudanças sociais, culturais políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica em diferentes regiões do mundo.
● Comparar a formação territorial de países latino-americanos a partir das influências pré-colombiana e colonial.
● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de globalização em diferentes manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e sociais, em diferentes lugares.
● Discutir a posição de liderança global dos Estados Unidos e sua relação com os países que integram o BRICS-Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em especial com o Brasil e a China.
● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e África com os de potências tradicionais e emergentes na ordem mundial do pós–guerra.
● Analisar conflitos e ações de movimentos sociais brasileiros e latino-americanos, no campo e na cidade.
● Identificar as principais problemáticas sociais, econômicas, demográficas, culturais, ambientais, políticas, entre outras do processo de urbanização dos países latino-americanos.
● Analisar as diferenças na apropriação dos espaços urbanos a partir dos processos de exclusão social e segregação socioespacial
● Ler mapas e outras formas de representações cartográficas sobre as redes e dinâmicas urbanas e rurais (modo de vida e usos e ocupação do solo) na América Latina e África.
● Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América Latina e África.
● Comparar as características populacionais, políticas, sociais, econômicas e espaciais de países e grupos de países da América Latina e África com países europeus e asiáticos.
● Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica, em especial nos continentes americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
● Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
● Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
● Relacionar as características do desenvolvimento científico e tecnológico com as transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África.
● Identificar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)
● Reconhecer as principais características produtivas dos países latinoamericanos, relacionando ou não com indicadores de desenvolvimento econômico e social.
● Associar as paisagens da América Latina, por meio de representações cartográficas, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia, da hidrografia e da climatologia.
● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do pós-guerra.
● Comparar as características dos blocos regionais, especialmente na América Latina.
● Relacionar as particularidades da distribuição, estrutura e dinâmica da população com as condições de vida e de trabalho nas cidades latinoamericanas.
2.4.4. 9º ANO
● Analisar de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
● Reconhecer a atuação e influências das corporações internacionais e organizações econômicas sobre a vida da população em relação ao consumo, cultura, política, mobilidade, educação entre outros em diferentes regiões do mundo.
● Identificar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e aos processos de globalização e mundialização.
● Associar o critério da divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias às consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
● Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e consequentes processos de regionalização.
● Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos.
● Analisar a formação e as características dos blocos regionais da Europa e Ásia.
● Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capitalismo financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
● Identificar a diversidade, as diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais a partir de um conjunto de dados ou informações.
● Ler representações projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo.
● Comparar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos em diferentes escalas.
● Identificar em mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais, os fluxos populacionais e de capitais.
● Identificar características físico-naturais e formas de ocupação e uso da terra em diferentes regiões da Europa, Ásia e Oceania.
● Identificar aspectos gerais do processo de globalização em diferentes períodos e lugares.
● Reconhecer as potencialidades e fragilidades do processo de industrialização em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
● Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
● Comparar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e/ou da África com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do pós-guerra.
● Identificar fatos, dados, situações e/ou fenômenos do processo de globalização em manifestações culturais, políticas, econômicas, ambientais e sociais, em diferentes lugares.
● Analisar os conflitos e/ou tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
● Relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental com a dinâmica populacional de diferentes países.
2.5. HISTÓRIA
2.5.1. 6º ANO
● Identificar as diferentes noções de tempo (cronológico, da natureza e histórico) e/ou as diversas formas de periodização e/ou de notação do tempo (calendários diversos e outros artefatos), a fim de compreender que a organização do tempo é construída culturalmente, de acordo com a sociedade e do seu contexto histórico.
● Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico.
● Identificar as hipóteses científicas para o surgimento da espécie humana tendo em vista sua historicidade.
● Identificar as teorias sobre a origem do homem americano, localizando geograficamente as rotas de povoamento no continente.
● Identificar as diferentes formas de linguagens, registros, técnicas e artes nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas), como os Griots, o Egito Antigo e/ou as civilizações da Mesopotâmia.
● Reconhecer a importância das diferentes formas de registro (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial) para a transmissão da memória e do conhecimento nas sociedades antigas (África, Ásia e Américas)
● Identificar, a partir de diferentes fontes históricas (cartográficas, visuais e escritas), os espaços territoriais e as principais características das sociedades indígenas da América (astecas, maias, incas e povos indígenas do Brasil).
● Reconhecer características pelas quais as civilizações grega e romana são consideradas como Antiguidade Clássica, tendo em vista o seu legado na tradição ocidental.
● Reconhecer o processo de formação da polis na Grécia Antiga, com ênfase na identificação de alguma(s) característica(s) que expressem determinada(s) particularidade(s) desta forma de organização política.
● Relacionar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e/ou Roma antigas.
● Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa ou do Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo.
● Identificar as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e da difusão da cultura helênica pelo mundo.
● Relacionar o conceito de “império” no mundo antigo com os processos de expansão, conquista e contatos entre diversas culturas, por meio da análise sobre do Império Romano: as guerras de conquista e expansão, a Pax Romana, e o papel de imperadores marcantes, como Augusto, Claudio, Nero e/ou Trajano.
● Identificar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços, tendo como unidade de análise a passagem da Idade Antiga para o Período Medieval, com destaque algum dos temas: descentralização política, formação e expansão islâmica, configuração do Reino Franco, bem como do próprio conceito de Idade Média.
● Identificar a importância das escritas cuneiforme e hieróglifica dentro das sociedades da Mesopotâmia e do Egito, com destaque para a relação dessas formas de escrita com a organização da tributação
● Compreender a importância da cultura material e/ou da arqueologia para o estudo de sociedades antigas, principalmente daquelas de tradição oral.
2.5.2. 7º ANO
● Identificar as principais características e significados dos Humanismos e dos Renascimentos, relacionados ao processo de expansão marítima, tais como: teocentrismo x antropocentrismo; valorização da ciência; redefinição do método científico; inovações tecnológicas (telescópio/ imprensa).
● Relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
● Identificar as principais características das monarquias europeias, com vistas à compreensão das razões da centralização política, através de temas como: o conceito de Absolutismo e de Centralização política e/ou seus principais teóricos (Jacques Bossuet, Thomas Hobbes e/ou Nicolau Maquiavel) .
● Reconhecer as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista, tendo em vista os mecanismos de alianças, trocas comerciais, confrontos ou resistências.
● Reconhecer os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
● Reconhecer diferentes sedimentações das dinâmicas sociais, econômicas e/ou políticas da América Espanhola e/ou Portuguesa no período colonial, com base em diferentes tipos de fontes históricas.
● Identificar conexões, interações ou consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das Grandes Navegações.
● Identificar aspectos e especificidades das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e para o desenvolvimento de saberes e técnicas.
● Compreender as ações e lógicas mercantis dos europeus visando ao domínio no mundo atlântico.
● Identificar as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas por meio de suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente, com destaque para o mercantilismo, as rotas comerciais da África Ocidental, reinos do Benin e/ou Daomé.
● Reconhecer as formas de resistência à escravidão na América Portuguesa ou Relacionar o racismo da contemporaneidade ao processo de escravização das populações africanas e afrodescendentes no período colonial.
● Explorar as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
● Compreender as características do trabalho durante a Idade Média, com destaque para as funções laborais de alguns dos estamentos.
● Compreender o significado de “modernidade” em diferentes temas.
● Compreender o contexto histórico que levou ao surgimento da Reforma Protestante (Crise do Feudalismo), bem como a defesa das teses dos primeiros reformadores (John Wyclif, Jan Huss e Anne Askew).
● Identificar os principais elementos da visão europeia sobre os continentes africano e americano durante a modernidade.
● Relacionar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI com os avanços científicos, às novas rotas, às relações comerciais e/ou interações culturais até então estabelecidas.
● Identificar os saberes e as técnicas dos povos originários da Mesoamérica e/ou da América Andina antes da chegada dos europeus, com destaque para as técnicas agrícolas, a engenharia, a metalurgia e/ou as redes de estradas
2.5.3. 8º ANO
● Compreender o conceito de escravidão moderna, suas especificidades e/ou diferenças em relação à escravidão praticada no continente africano antes das Grandes Navegações.
● Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do Liberalismo, tais como as ideias de contrato social, liberdade, igualdade, divisão dos poderes e a atitude crítica.
● Relacionar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e/ou do Liberalismo à organização do mundo contemporâneo.
● Identificar os fatores que levaram à industrialização e/ou os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas, com destaque para a Revolução Gloriosa e/ou a exploração do trabalho infantil e feminino.
● Relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
● Relacionar as rebeliões da América Portuguesa (como a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana ou a Revolução Pernambucana) com os ideais iluministas.
● Identificar as especificidades do processo de independência em diferentes países latino-americanos em relação às formas de governo neles adotadas.
● Identificar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
● Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e/ou seus desdobramentos para a história política brasileira.
● Identificar mudanças e/ou permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas, oriundas do período colonial.
● Identificar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
● Reconhecer a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
● Reconhecer os impactos das revoltas negras no Brasil do século XIX na ordem escravocrata então vigente, com destaque para a Revolta dos Malês.
● Reconhecer diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai e/ou suas implicações políticas e econômicas nos países envolvidos.
● Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como reconhecer seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
● Identificar as características e/ou fases do processo da Revolução Francesa.
● Identificar as principais características da Era Napoleônica, com destaque para o Consulado, o expansionismo militar, o Bloqueio Continental e/ou a influência deste período para a Independência do Brasil.
● Identificar as formas de resistência à escravidão protagonizada pelos escravizados ao longo do período colonial.
2.5.4. 9º ANO
● Reconhecer os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e/ou políticos da República no Brasil, com destaque para: como a Proclamação da República foi sentida pelas camadas sociais; quais as camadas sociais se interessavam na República; o que foi o liberalismo oligárquico, a política dos governadores e/ou o coronelismo.
● Identificar os mecanismos e/ou os resultados de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição.
● Identificar as reivindicações de diferentes grupos sociais (povos indígenas, populações afrodescendentes ou mulheres) no contexto republicano até a Ditadura Militar.
● Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais da sociedade civil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
● Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
● Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico, com destaque para as causas que levaram à Revolução.
● Compreender os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto).
● Explorar as características do colonialismo no continente africano e asiático e/ou as lógicas de resistência das populações locais diante do colonialismo no continente africano e asiático.
● Identificar os processos de resistência e/ou as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar até a Constituição de 1988.
● Identificar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
● Identificar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
● Identificar as razões do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revolução Industrial do século XVIII.
● Compreender a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de seu autor e da época em que foi produzida.
● Relacionar os conflitos rurais no Brasil contemporâneo à estrutura fundiária brasileira.
● Compreender o cenário econômico nos EUA e os efeitos da crise econômica de 1929 em escala mundial.
● Compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil.
● Relacionar a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
● Compreender as consequências da Guerra do Paraguai nas estruturas políticas e/ou socio-econômicas do Brasil Imperial.
● Compreender a importância do movimento abolicionista e/ou da imprensa negra para o fim da escravidão e para a defesa dos direitos das populações afrodescendentes, na transição da do Império para a República.
● Compreender as transformações urbanas e seus impactos na produção das desigualdades regionais e sociais, no fim do Império e na Primeira República, com destaque para: os cortiços e favelas, a urbanização e a “higienização” e/ou a Revolta da Vacina.
● Compreender o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, com destaque para: a Revolução de 30 e sua ruptura com a República Oligárquica e/ou o Estado Novo e as Reformas Trabalhistas.
● Compreender a resistência afrodescendentes no Brasil do pós abolição, com destaque para a Revolta da Chibata e/ou as questões em torno da Lei Afonso Arinos de 1951.
● Relacionar os conceitos de imperialismo e neocolonialismo com a Segunda Revolução Industrial e/ou com as denominadas “Teorias Raciais”.
2.6. LÍNGUA INGLESA
2.6.1. 6º ANO
● Utilizar expressões empregadas em situações de interação e convívio social.
● Utilizar os pronomes do caso reto na redação de sentenças.
● Empregar cumprimentos formais e informais em diferentes situações de interação social.
● Utilizar o presente do indicativo do verbo to be em situações de identificação de pessoas.
● Empregar pronome adjetivo possessivo na redação de sentenças.
● Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
● Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.
2.6.2. 7º ANO
● Inferir o sentido global de um texto, utilizando elementos linguísticos simples, com base em leitura rápida.
● Reconhecer os elementos de sujeito e/ou de objeto presentes em uma frase, por meio da utilização de pronomes a eles relacionados.
● Utilizar o verbo modal can para descrever habilidades.
● Identificar verbos regulares e irregulares no tempo verbal do passado, na construção de frases.
● Descrever ações ocorridas utilizando tempo verbal do passado simples.
● Localizar informações específicas em um texto.
● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
● Utilizar o tempo verbal do presente simples para descrever rotinas.
● Utilizar o tempo verbal do presente contínuo para descrever ações em progresso.
2.6.3. 8º ANO
● Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
● Utilizar as formas de adjetivos em situações de comparação de qualidade ou quantidade tanto entre dois elementos quanto com um grupo.
● Reconhecer prefixos e sufixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
● Utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
● Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.
● Utilizar os quantificadores some, any, many e much, associando seu uso com substantivos contáveis e incontáveis.
● Reconhecer pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
● Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
● Empregar o passado contínuo para produzir sentenças que mostram relações de sequência e causalidade.
2.6.4. 9º ANO
● Utilizar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
● Reconhecer sentido implícito em elementos linguísticos e não linguísticos usados para persuasão em textos da esfera publicitária.
● Empregar os verbos modais should, must, have to, may e might em situações em que são descritas recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
● Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
● Identificar argumentos principais e/ou as evidências que os sustentam.
● Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção textual.
● Empregar formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).
● Reconhecer o significado e a função de novas formas de escrita na constituição das mensagens presentes nos novos gêneros digitais.
● Compreender o sentido global de textos, relacionando suas principais partes e informações.
● Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos, expectativas e fazer previsões.