INSTITUCIONAL E HISTÓRIA

INSTITUCIONAL

 

HISTÓRIA

HISTÓRICO

A Diretoria de Ensino – Região de Guaratinguetá, localizada no Alto Vale do Paraíba, foi criada pelo Decreto nº 5.335 de 07, publicado a 08/01/1932, com a denominação de Delegacia de Ensino Elementar de Guaratinguetá. Funcionava no prédio de nº 47 da Praça Conselheiro Rodrigues Alves, em salas cedidas pelo Ginásio Industrial de Guaratinguetá.

Pelo Decreto nº 52.324, publicado a 02/12/69, teve sua denominação alterada para Delegacia de Ensino Básico de Guaratinguetá, com jurisdição sobre Grupos Escolares e Escolas Isoladas dos municípios de Cunha (englobava Lagoinha), Aparecida (englobava Roseira), Guaratinguetá (englobava o Potim), Lorena (englobava Canas), Piquete, Cachoeira Paulista, Silveiras, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Areias, São José do Barreiro e Bananal (englobava Arapeí). As Escolas de Ensino Secundário e Normal passaram a pertencer à DESN de Taubaté. Posteriormente, ficaram jurisdicionadas à DESN de Lorena, criada pelo Decreto 52.707, publicado a 12/03/71.

O Decreto 52.709, publicado a 12/03/71, desmembrou da Delegacia Ensino de Guaratinguetá os municípios de: Cruzeiro, Bananal, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Lavrinhas e Queluz, que passaram a constituir a Delegacia de Ensino Básico de Cruzeiro.

Em 30/01/76 com a Edição do Decreto 7.510, reestruturando a Secretaria da Educação, teve a sua denominação alterada para Delegacia de Ensino de Guaratinguetá, com jurisdição sobre as Escolas de todos os níveis de Ensino (exceto Superior), dos municípios de: Aparecida, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha e Roseira. Foi criada então, a Delegacia de Ensino de Lorena.

A Delegacia de Ensino de Guaratinguetá funcionou em prédios alugados às Ruas: Lamartine Delamare, Prudente de Morais e Rua Duque de Caxias. Em 1981 passou a ocupar as atuais instalações, no Edifício Dr. Flamínio Lessa, à Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 27 (próprio estadual).

A Lei 4.906, publicada a 13/12/85, deu à Delegacia de Ensino o Patronímico de “Dom Antonio de Almeida Morais Júnior”.

O Decreto 43.948, publicado a 10/04/99, alterou a denominação para Diretoria de Ensino – Região de Guaratinguetá, abrangendo os municípios de Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras. Os municípios de Aparecida, Potim e Roseira foram vinculados à Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba. Foram extintas as Delegacias de Ensino de Lorena e Cruzeiro. O cargo de Delegado de Ensino passou a denominar-se: Dirigente Regional de Ensino.

Com o Decreto 46.854, publicado a 26/06/2002, os municípios de Aparecida, Potim e Roseira voltaram a pertencer à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá.

DIRIGENTES

            Teve como primeiro Delegado Escolar o Sr. Luiz Damasco Pena e como primeiro Secretário o Sr. Agenor Augusto de Araújo.

Seguiram-se os Delegados de Ensino:

Prof. José Pereira Éboli

Prof. Francisco Morais

Prof. José Pereira Éboli

Prof. Francisco Bueno Pereira

Prof. Oscar Pereira de Souza

Prof. Genésio França

Profª Marilena Alckmin de Abreu

Prof. Joaquim Augusto de Siqueira

Profª Neuza Aparecida Alves Bedaque.

 Com a denominação de Dirigente Regional de Ensino:

Profª Nádya Maria Senne Galvão

Prof. Eduardo Ferreira de Castro

Prof. Fernando José Moreira

Profª Aparecida Edna de Matos

Prof. Júlio César Machado Ramalho

Profª Angela Maria Escobar Baesso

Profª Maria de Lourdes Coelho Viterbo

Prof. Cândido José dos Santos e, atualmente,​

Prof. Wilson de Tarso Gonçalves Araújo

Diretoria de Ensino – Região de Guaratinguetá
Rua Tamandaré, 145 – Centro – CEP 12501-150
Tel. (12)3128-3200
E-mail: degtg@educacao.sp.gov.br 
Guaratinguetá – SP