EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS TEMAS DA PROVA PRÁTICA – PSS CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

DOE – Seção III – 15/08/2024– Pág.20

EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS TEMAS DA PROVA PRÁTICA
A Coordenadora em Exercício da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com fundamento no disposto no artigo 6º do Decreto nº 54.682/2009, torna público os temas para a Prova Prática do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO de docentes destinado a formação de CADASTRO DE RESERVA para atuação nos ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL do ensino médio da rede estadual, por meio de provas e títulos, a ser realizado em nível regional, mediante as condições estabelecidas neste edital e seus ANEXOS.
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1- A Prova Prática terá caráter classificatório e será pontuada na escala de 0 a 20 pontos, conforme critérios definidos na tabela do item 13 do capítulo XI do Edital de abertura das inscrições.
2- O Professor de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio deve orientar sua videoaula a partir dos fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista e das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, considerando o público-alvo da aula: estudantes matriculados nas 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio, com habilitação profissional.
3- Para a execução da Prova Prática, cabe ao candidato selecionar um entre os temas listados a seguir, referentes ao Eixo Tecnológico no qual está inscrito, e, a partir desse tema, planejar e simular uma videoaula com duração de 5 (cinco) a 7 (sete) minutos.
4- Antes da realização da tarefa, o candidato deverá realizar a leitura atenta do capítulo XI do Edital de abertura das inscrições e do presente documento.
5- A gravação da videoaula deverá ser enviada em link próprio disponível no endereço eletrônico https://conhecimento. fgv.br/concursos/seducsp24, entre 15/08/2024 e 10/09/2024.

II – DOS TEMAS PARA A PROVA PRÁTICA POR EIXO TECNOLÓGICO:

1. EIXO I – GESTÃO E NEGÓCIOS
1. Desenvolvimento de produtos e serviços na ação empreendedora, envolvendo inovação e criatividade
o Ferramentas e Técnicas: Discutir ferramentas e técnicas específicas de inovação, como design thinking, prototipagem rápida e inovação aberta, mostrando como elas podem ser aplicadas no desenvolvimento de produtos.
2. Gestão da cadeia de suprimentos: gerenciamento com foco na sustentabilidade
o Práticas Sustentáveis: Identificar práticas sustentáveis específicas que podem ser implementadas na cadeia de suprimentos, como a redução de emissões de carbono, uso de materiais recicláveis e eficiência energética.
3. Metodologias de qualificação e prospecção de clientes: estratégias voltadas à comunicação e à negociação
o Segmentação de Mercado: Detalhar como a segmentação de mercado pode influenciar as estratégias de qualificação e prospecção de clientes, focando em nichos específicos e suas características.

2. EIXO II – SAÚDE
1. Conceitos e Habilidades fundamentais para a Recuperação e Reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital
o A assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca: Descrever 5 (cinco) cuidados de enfermagem de uma paciente no primeiro dia de pós-operatório de uma cirurgia cardíaca, considerando que o enfermeiro deve possuir um profundo conhecimento das mudanças causadas pela cirurgia, para poder identificar rapidamente quaisquer alterações fisiológicas e psicológicas que possam comprometer a recuperação do paciente.
2. Farmacovigilância e reações adversas a medicamentos
o O desenvolvimento de novos medicamentos: Analisar a importância da farmacovigilância no desenvolvimento de um novo fármaco, considerando que é ela que assegura que esses medicamentos sejam utilizados de maneira segura e eficaz, monitorando e gerenciando riscos associados ao seu uso.
3. Biossegurança
o Os acidentes envolvendo os agentes biológicos: Descrever as estratégias para prevenir a ocorrência dos acidentes de trabalho envolvendo riscos biológicos, a partir do entendimento de que os profissionais que prestam assistência ao paciente estão expostos a diversos riscos biológicos, como

3. EIXO III – TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
1. O negócio hoteleiro: As atividades do departamento de hospedagem
o Apresentar as principais atividades e responsabilidades que envolvem alguns setores do departamento de hospedagem em um empreendimento hoteleiro, tais como Recepção, Governança, Reservas e Mensageria, considerando sua importância para o bom andamento do negócio.
2. Desafios do mercado de festas para Pets
o Identificar os desafios que eventos direcionados para pets, enquanto um novo mercado, apresentam aos empreendedores, tais como os relacionados ao espaço, à segurança, à contratação de mão de obra capacitada, à escolha do cardápio e à disponibilização de atrações/brinquedos.
3. Perspectivas e Desafios do Setor turístico brasileiro: DTI – Destinos Turísticos Inteligentes
o Apresentar as principais características de um DTI – Destino Turístico Inteligente – tais como: infraestrutura tecnológica, desenvolvimento sustentável do território turístico, acessibilidade e melhoria da qualidade de vida dos residentes – e explicar como essa tendência pode contribuir para o setor turístico brasileiro.

4. EIXO IV – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1. Como a Inteligência Artificial (IA) está mudando o mundo. o Abordar como a Inteligência Artificial, que remonta à década de 50, tem sido utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, trazendo dois aspectos de seus usos da contemporaneidade, por exemplo: Principais GPTs – Generative Pre-trained Transformer atuais “ChatGPT e Gemini”, PLN – Processamento de Linguagem Natural, Carros Autônomos, Atendimento a Clientes “assistentes virtuais e chatbots”, Diagnóstico de doenças e/ ou Desenvolvimento de medicamentos, Aplicações Financeiras, Processos Industriais e/ou no Desenvolvimento de jogos, além de aspectos relacionados à ética no uso dessa ferramenta.
2. Programação em Python: transformando dados em gráficos.
o Demonstrar como é possível utilizar bibliotecas gráficas na Linguagem de Programação Python. Como exemplo poderá ser demonstrado como podem ser trabalhados dados brutos de forma a torná-los informações pictoriais, as quais podem ser facilmente compreendidas.
3. Introdução a conceitos básicos de programação em blocos: aprendendo a programar de forma divertida.
o Discorrer sobre o que é a programação em blocos, citando exemplos de ferramentas que possibilitam tal forma de programação (Scratch, MakeCode e Blockly ou alguma outra da preferência do Professor), identificando quais as suas vantagens em relação às linguagens de programação convencionais e ilustrando, por meio de um exemplo lúdico simples, o funcionamento básico de entrada, processamento e saída na mesma.

5. EIXO V – RECURSOS NATURAIS
1. Fatores de competitividade do agronegócio brasileiro
o Identificar investimentos em tecnologias, descrevendo exemplos encontrados na agropecuária digital que podem melhorar a sustentabilidade ao longo da cadeia e a otimização dos recursos, levando a uma agricultura mais competitiva.
2. Serviços ecossistêmicos
o Identificar serviços de regulação na cadeia de suprimentos que colaborem para a manutenção da estabilidade dos processos ecossistêmicos, como o sequestro de carbono e o controle dos processos de erosão.
3. Gestão da qualidade e certificação
o Explanar sobre o “selo arte” e a importância dele para os produtos alimentícios de origem animal elaborados de forma artesanal e os impactos para a região, tradição e cultura do local de produção.