Publicado na Edição de 26 de Dezembro de 2024 – Caderno Executivo – Seção Atos Normativos
RESOLUÇÃO SEDUC N° 118, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2024
Institui o Projeto Desafios do Mundo Real para turmas do Ensino Médio, que visa promover a curiosidade intelectual e a habilidade de resolução de problemas utilizando conhecimentos das diferentes áreas
O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, à vista do que lhes apresentaram as Coordenadorias Pedagógica e de Gestão de Recursos Humanos, no exercício de suas atribuições legais, e considerando:
– as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, e reiteradas no Currículo Paulista, que estabelecem no seu segundo artigo que o estudante deve desenvolver a curiosidade intelectual e usar abordagens científicas para resolver problemas com base nos conhecimentos de diferentes componentes curriculares;
– o desempenho dos estudantes nos resultados das avaliações internas e externas.
Resolve:
CAPÍTULO I
DO PROJETO DESAFIOS DO MUNDO REAL PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Artigo 1° – Instituir o Projeto Desafios do Mundo Real nas turmas do Ensino Médio para desenvolvimento de atividades voltadas para prática de resolução de problemas e aplicação de conhecimentos interdisciplinares, em conformidade com o disposto nesta Resolução.
Parágrafo único – O projeto se destina às turmas e escolas selecionadas pela Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC-SP), conforme Anexo desta Resolução.
Artigo 2° – O Projeto prevê a realização de atividades específicas nas aulas dos componentes curriculares de Redação e Leitura, Educação Financeira e Biologia nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Artigo 3° – São objetivos do projeto:
I – Fomentar a curiosidade intelectual, de forma que os estudantes explorem questões e desafios do mundo real, motivado a busca por soluções criativas e inovadoras;
II – Desenvolver habilidades de resolução de problemas, aplicando conhecimentos interdisciplinares na análise e resolução de problemas complexos;
III – Integrar conhecimentos entre componentes curriculares, demonstrando como os saberes de áreas distintas podem ser usados de forma integrada e prática;
IV – Incentivar a cooperação entre os estudantes por meio de desafios que demandam troca de ideias, empatia e habilidades interpessoais;
V – Preparar os estudantes para lidar com situações reais e contribuir para a sociedade, aplicando competências como pensamento crítico, criatividade e comunicação.
CAPÍTULO II
DO PROFESSOR REGENTE DAS AULAS DE REDAÇÃO E LEITURA, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E BIOLOGIA
Artigo 4º – Os professores dos componentes curriculares de Redação e Leitura, Educação Financeira e Biologia nas turmas selecionadas das escolas participantes poderão ter a atribuição adicional referente ao Projeto Desafios do Mundo Real, acrescentando 10 (dez) horas semanais na sua carga horária, observado o limite legal.
§1º – O projeto poderá ser atribuído ao titular de cargo para completar a constituição de jornada e para carga suplementar, bem como ocupante de função-atividade e contratado para completar a carga horária, cuja vigência será anual.
§2º – A carga horária do projeto poderá ser alocada/atribuída ao profissional, desde que obrigatoriamente vinculados aos componentes curriculares e turmas selecionadas indicadas no caput deste artigo.
§3º – O docente que assumir a referida carga horária não poderá ser substituído, perdendo a carga horária do projeto quando houver afastamento, licença ou ausência, a qualquer título, exceto nos casos de licença-gestante, licença-adoção, licença-paternidade e licença nojo.
§4º – Para as escolas que ofertam o Programa Ensino Integral – PEI, levando em conta a efetividade do projeto, no momento da alocação considerar-se-á o quantitativo de horas destinadas ao projeto ajustados na carga horária do professor.
§5º – Para as escolas de tempo parcial, os docentes integrantes do projeto poderão desistir parcialmente de aulas/classe para a realização da carga horária do projeto, desde que mantenham sua atribuição em um dos componentes e turmas indicados no caput e houver outro docente para efetivamente assumir as aulas a serem liberadas.
Artigo 5º – Os docentes dos componentes integrantes do projeto deverão:
I – Participar das formações oferecidas para aprimorar as práticas pedagógicas e alinhar a atuação aos objetivos do projeto;
II – Realizar momentos de estudos e preparação dos materiais pedagógicos disponibilizados pelo Órgão Central e/ou Diretoria de Ensino, utilizando-os de maneira eficaz e conforme as orientações apresentadas para potencializar o impacto do projeto;
III – Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, ajudando-os a compreender a relevância do projeto para sua formação acadêmica e pessoal;
IV – Identificar e monitorar o progresso dos estudantes nas habilidades trabalhadas, oferecendo orientações personalizadas e reforçando áreas que precisam de maior atenção;
V – Contribuir na execução e avaliação das atividades do projeto, trabalhando em sintonia com os demais professores e gestores para alcançar os objetivos educacionais;
VI – Atuar de forma integrada com o Professor Facilitador, planejando e executando estratégias pedagógicas que conectem os conteúdos curriculares aos desafios do mundo real.
CAPÍTULO III
DO PROFESSOR FACILITADOR DO PROJETO DESAFIOS DO MUNDO REAL
Artigo 6º – As escolas participantes do projeto contarão com um professor facilitador, em conjunto com o professor regente do componente curricular, para o desenvolvimento das atividades específicas nas aulas de Redação e Leitura, Educação Financeira e Biologia durante a realização do projeto.
Parágrafo único – Ao final da realização do projeto, os professores facilitadores permanecerão nas escolas participantes do projeto com foco na recomposição de aprendizagens, cuja vigência da carga horária será anual.
Artigo 7º – A seleção de docentes para atuação como Professor Facilitador ocorrerá mediante processo seletivo a ser realizado pela Diretoria de Ensino participante do Projeto.
Parágrafo único – Os requisitos serão fixados em edital a ser publicado pelas Diretorias de Ensino.
Artigo 8º – Para fins de implementação do projeto, as unidades escolares participantes poderão atribuir professores na seguinte conformidade:
I – Para atuação nas turmas das escolas parciais, poderá ser atribuído ao docente:
a) 30 (trinta) horas semanais por professor facilitador, em caso de 2 (duas) a 6 (seis) turmas participantes do projeto, e totalizando 1 (um) professor por componente abordado no artigo 6º desta resolução;
b) 40 (quarenta) horas semanais por professor facilitador, em caso de 7 (sete) a 10 (dez) turmas participantes do projeto, e totalizando 1 (um) professor por componente abordado no artigo 6º desta resolução;
c) 30 (trinta) horas semanais por professor facilitador, em caso de mais de 10 (dez) turmas participantes do projeto, e totalizando 2 (dois) professores por componente abordado no artigo 6º desta resolução.
II – Para atuação nas turmas das escolas do Programa de Ensino Integral, ao docente poderá ser atribuída 40 (quarenta) horas semanais submetido ao regime de dedicação exclusiva, fazendo jus a Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE), de que trata a Lei Complementar n° 1.374, de 30 de março de 2022, alterada pela Lei Complementar n° 1.396, de 22 de dezembro de 2023.
§1º – A equipe gestora organizará o horário das aulas atribuídas ao Professor Facilitador considerando o horário das aulas regulares dos componentes.
§2º – O docente que assumir a referida carga horária não poderá ser substituído, perdendo a carga horária do projeto quando houver afastamento, licença ou ausência, a qualquer título, exceto nos casos de licença-gestante, licença-adoção, licença-paternidade e licença nojo.
§3º – Após a alocação da carga horária nas aulas das turmas participantes do projeto, o professor facilitador deve completar sua carga horária com atividades de tutoria, substituição e preparação para aplicação do projeto.
§4º – A equipe gestora poderá avaliar a manutenção do professor no Projeto considerando o desempenho e o engajamento dos estudantes.
Artigo 9º – Os professores facilitadores do projeto deverão:
I – Participar das formações oferecidas para aprimorar as práticas pedagógicas e alinhar a atuação aos objetivos do projeto;
II – Realizar momentos de estudos e preparação dos materiais pedagógicos disponibilizados pelo Órgão Central e/ou Diretoria de Ensino, utilizando-os de maneira eficaz e conforme as orientações apresentadas para potencializar o impacto do projeto;
III – Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, ajudando-os a compreender a relevância do projeto para sua formação acadêmica e pessoal;
IV – Identificar e monitorar o progresso dos estudantes nas habilidades trabalhadas, oferecendo orientações personalizadas e reforçando áreas que precisam de maior atenção;
V – Contribuir na execução e avaliação das atividades do projeto, trabalhando em sintonia com os demais professores e gestores para alcançar os objetivos educacionais;
VI – Atuar de forma integrada com o Professor Regente do componente, planejando e executando estratégias pedagógicas que conectem os conteúdos curriculares aos desafios do mundo real;
VII – Realizar tutoria com estudantes das turmas participantes do projeto, de forma a mapear e oferecer apoio individualizado no desenvolvimento de habilidades não alcançadas.
CAPÍTULO IV
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 10 – Caberá à Coordenadoria Pedagógica -COPED:
I – publicar disposições adicionais para orientação do trabalho do Professor Facilitador;
II – reorientar as estratégias a serem adotadas, caso necessário, para atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes;
III – expedir comunicados complementares que se façam necessários ao cumprimento da presente resolução.
Artigo 11– A Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula – CITEM, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE e a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos –
CGRH, observada a competência, poderão publicar instruções complementares que se façam necessárias ao cumprimento da presente resolução.
Artigo 12 – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO
a que se refere o parágrafo único do artigo 1º desta Resolução
Escolas Participantes do Projeto Desafios do Mundo Real
DIRETORIA DE
ENSINO |
CIE | ESCOLA |
AMERICANA | 17206 | HEITOR PENTEADO DR |
AMERICANA | 39846 | ANTONIO ZANAGA PREFEITO |
BRAGANCA PAULISTA | 17838 | JOAO APOCALIPSE PROFESSOR |
CARAGUATATUBA | 35865 | MARIA ESTER DAS NEVES DUTRA DAMASIO PROFESSORA |
CARAPICUÍBA | 918829 | JOSE MARIA PEREZ FERREIRA PROFESSOR |
FERNANDÓPOLIS | 26980 | LIBERO DE ALMEIDA SILVARES |
GUARULHOS SUL | 38374 | ALBERTO BACAN PROFESSOR |
GUARULHOS SUL | 916857 | CONJUNTO HABITACIONAL BAIRRO DOS PIMENTAS II |
GUARULHOS SUL | 6452 | AUGUST JOHANNES FERDINANDUS STAUDER PADRE |
ITAPECERICA DA SERRA | 10285 | PASCHOAL CARLOS MAGNO |
ITAPETININGA | 49311 | MARIA FRANCISCA DEOCLECIO ARRIVABENE PROFA |
ITAQUAQUECETUBA | 7109 | JOSE GAMA DE MIRANDA |
ITARARÉ | 15581 | SANDRA REGINA PIRES PROFESSORA |
ITU | 908174 | JOAO MORETTI |
ITU | 920940 | ANTHENOR FRUET PROF |
JACAREÍ | 36341 | FRANCISCO FELICIANO FERREIRA DA SILVA PROF CHICO FERREIRA |
JOSE BONIFACIO | 27364 | JOSE EMYGDIO DE FARIA DOUTOR |
JUNDIAÍ | 47259 | ARMANDO DIAS |
LESTE 1 | 910797 | TITO LIVIO FERREIRA PROFESSOR |
LESTE 2 | 3037 | ATAULPHO ALVES |
LESTE 4 | 901702 | MIGUEL SANSIGOLO PROF |
LESTE 4 | 922894 | SAPOPEMBA |
MAUÁ | 901994 | ANTONIO LAPATE NETTO PROFESSOR |
NORTE 1 | 553 | JACOMO STAVALE PROFESSOR |
NORTE 2 | 1302 | ARNALDO BARRETO |
OSASCO | 10984 | GLORIA AZEDIA BONETTI PROFESSORA |
OSASCO | 38647 | JOSÉ GERALDO VIEIRA |
OSASCO | 11137 | NEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROFESSOR |
PIRASSUNUNGA | 21325 | WASHINGTON LUIZ |
PRESIDENTE PRUDENTE | 32074 | SARRION MONSENHOR |
RIBEIRÃO PRETO | 23000 | CANDIDO PORTINARI |
RIBEIRÃO PRETO | 24077 | SEBASTIAO FERNANDES PALMA PROFESSOR |
RIBEIRÃO PRETO | 907873 | VICENTE TEODORO DE SOUZA PROFESSOR |
SANTO ANDRÉ | 8382 | JOSE CALVITTI FILHO PROFESSOR |
SANTOS | 11502 | THEREZA SILVEIRA DE ALMEIDA PROFESSORA |
SANTOS | 921737 | JOÃO CARLOS DO ROSÁRIO LOPES |
SANTOS | 11824 | PRIMO FERREIRA PROFESSOR |
SÃO CARLOS | 579439 | PROFESSOR JOÃO BATISTA GASPARIN |
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | 28745 | CLEMENTE MARTON SEGURA PADRE |
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | 565064 | PARQUE NOVA ESPERANCA |
SOROCABA | 16263 | JOSE QUEVEDO PROFESSOR |
SUL 1 | 906542 | DIB AUDI |
SUL 1 | 269384 | FERNANDO GASPARIAN |
SUL 2 | 297501 | REPÚBLICA DO PANAMÁ |
SUL 2 | 41063 | LUIS MAGALHAES DE ARAUJO PROFESSOR |
SUL 3 | 925317 | MARIAZINHA CONGÍLIO |
SUZANO | 923448 | LUIZA HIDAKA PROFESSORA |
SUZANO | 908915 | MARIA ELISA DE AZEVEDO CINTRA PROFESSORA |
TAUBATÉ | 13985 | CERQUEIRA CÉSAR DOUTOR |