Estudantes da E E PEI Prof. Luiz de Castro Pinto da Cidade de Lorena SP ganham medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2022, promovida pela Aneel.
Objetivo da competição é estimular ações que levem os jovens a promover o consumo consciente de energia.
A eficiência energética é um assunto de extrema relevância para o mundo contemporâneo. O tema é contemplado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando em promover discussões sobre a necessidade de ações voltadas ao assunto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoveu a segunda Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), voltada a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Cerca de 2 mil medalhas foram entregues a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. O resultado, por estado, pode ser acessado: https://resultado.onee.org.br/ .
Os projetos têm o objetivo de promover a educação sobre o consumo consciente de energia. Na Escola Estadual Professor Luiz de Castro Pinto, em Lorena, região do Vale do Paraíba, o professor Anderson José Pereira, de Física e Química, foi o responsável em incentivar os alunos dos 8° e 9º anos a se inscreverem na ONEE. E o resultado foi além do esperado, com seis alunos medalhistas. Cinco alcançaram a medalha de ouro: Ana Clara Bertolino dos Santos – 9°EF, Marco Thalles da Cruz Silva – 9°EF, Carolaine dos Santos – 8°EF, Fabrício Rodrigues Justino – 8°EF e Leandrya Marhia Correa da Conceição – 8°EF. O estudante Eriky Gustavo dos Reis Hipolito do 9°EF foi medalha de prata.
O professor ressalta que a participação dos estudantes na olimpíada foi importante e necessária, uma vez que os conhecimentos podem – e devem – ultrapassar as paredes das salas de aula. “O tema envolve o campo do conhecimento de ciência e tecnologia, mas também assuntos cotidianos. Enriquece não só pensar em questões que irão favorecê-los no Enem, do aprendizado no sentido acadêmico, mas também como cidadãos”. Os estudantes passaram por duas fases de provas, uma com desafios on-line e outra na forma de prova digital. A segunda de questões fechadas e a primeira composta por práticas em um desafio que usava o conceito de gamificação. Na etapa gamificada, o estudante era colocado em situações cotidianas e tinha que tomar decisões para o consumo consciente e sustentável em diversos ambientes.
Outro ponto é que a olimpíada trouxe a aplicabilidade dos conhecimentos. “Os estudantes ficam muito presos às fórmulas e teorias a serem estudadas.
Eles pensam que têm que decorar mais uma fórmula e se questionam por quê. Na prática eles conseguem ver a utilização desses números na vida e como serão úteis. E de repente, quando você consegue trazer o cotidiano para dentro de sala, abre os horizontes deles”. Os alunos ainda receberão as medalhas na quinta-feira às 14h na EE Prof Luiz de Castro Pinto. E a nossa aluna Carolaine dos Santos – 8°EF além da medalha conseguiu ganhar um notebook, devido ao seu excelente resultado.A propagação do consumo consciente de energia elétrica também contou com uma série de conteúdos publicados nas redes sociais e no canal da olimpíada no Youtube, além da realização de lives com especialistas no tema.