CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

CIPA

ATRIBUIÇÕES

A finalidade da CIPA é evitar acidentes e doenças do trabalho. Para isso, os membros da comissão se reúnem para apresentar os possíveis problemas de segurança encontrados na empresa, planejam soluções, e colaboram para executar soluções em conjunto com o empregador.

Quais são as cinco atribuições legais da CIPA?
– Identificar os riscos no ambiente e processos de trabalho. …
– Elaborar planos de trabalho. …
– Criar ações de saúde e segurança. …
– Fazer verificações periódicas. …
– Avaliar cumprimento das metas. …
– Promover informações relevantes aos trabalhadores. …

Para isso são considerados os seguintes relatórios
– O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
– O PCMSO é um projeto de “caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores”.
– O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho)

Esses documentos, segundo a legislação da previdência, devem ser realizados pelo médico do trabalho, pelo engenheiro do trabalho terceirizado ou do SESMT da organização.

Almir Barbosa Junior
Presidente da CIPA – Diretoria de Ensino Região de Guaratinguetá

 

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– PGR

– PCMSO

LTCAT

Assedio Moral na Educacao-PDF

CIPA-PDF

Ata de instalação e posse CIPA

Candidatos CIPA

Edital de Constituição da CIPA e Quadro de Vagas

EDITAL DA ABERTURA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO DE MEMBROS DA CIPA 2024 – 2025