CIPA
ATRIBUIÇÕES
A finalidade da CIPA é evitar acidentes e doenças do trabalho. Para isso, os membros da comissão se reúnem para apresentar os possíveis problemas de segurança encontrados na empresa, planejam soluções, e colaboram para executar soluções em conjunto com o empregador.
Quais são as cinco atribuições legais da CIPA?
– Identificar os riscos no ambiente e processos de trabalho. …
– Elaborar planos de trabalho. …
– Criar ações de saúde e segurança. …
– Fazer verificações periódicas. …
– Avaliar cumprimento das metas. …
– Promover informações relevantes aos trabalhadores. …
Para isso são considerados os seguintes relatórios
– O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
– O PCMSO é um projeto de “caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores”.
– O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho)
Esses documentos, segundo a legislação da previdência, devem ser realizados pelo médico do trabalho, pelo engenheiro do trabalho terceirizado ou do SESMT da organização.
Almir Barbosa Junior
Presidente da CIPA – Diretoria de Ensino Região de Guaratinguetá
_____________________________________________________________
– PGR
– PCMSO
– LTCAT
– Assedio Moral na Educacao-PDF
– CIPA-PDF
– Ata de instalação e posse CIPA
– Edital de Constituição da CIPA e Quadro de Vagas
– EDITAL DA ABERTURA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO DE MEMBROS DA CIPA 2024 – 2025