Resolução SEDUC – 57, de 16-11-2023 – Altera e acrescenta dispositivos à Resolução SEDUC nº 56, de 06-07-2022 que dispõe sobre a organização curricular de cursos da Educação de Jovens e Adultos da etapa do Ensino Médio

DOE – Seção I – 17/11/2023 – Págs.42 e 43
Educação
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução SEDUC – 57, de 16-11-2023
Altera e acrescenta dispositivos à Resolução SEDUC nº 56, de 06-07-2022 que dispõe sobre a organização curricular de cursos da Educação de Jovens e Adultos da etapa do Ensino Médio
O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista do que lhe apresentou a Coordenadoria Pedagógica,
Resolve:
Artigo 1º – Altera o artigo 3º da Resolução SEDUC-56, de 06/07/2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Artigo 3º – As matrizes curriculares para os cursos com início no segundo semestre letivo de 2022, dos períodos diurno e noturno, inclusive para as turmas multisseriadas, devem ser organizadas em (quatro) termos, com 27 (vinte e sete) aulas semanais com duração de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, compostas por carga horária total de 1.095 (mil e noventa e cinco) horas de Formação Geral Básica e de 525 (quinhentas e vinte e cinco) horas de Itinerários Formativos, na conformidade dos Anexos I e II desta Resolução.” (NR)
Artigo 2º – Acrescenta-se dispositivos abaixo à Resolução SEDUC-56, de 06/07/2022 na seguinte conformidade:
I – o inciso V do artigo 5º:
“V – excepcionalmente, para o 4º termo, os itinerários formativos serão organizados com a oferta de dois itinerários integrados sendo um de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (LGG/ CHS) e outro de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (CNT/MAT).”
II – o inciso IV no Artigo 8º:
IV – Excepcionalmente, para o 4º termo, os itinerários formativos serão organizados com a oferta de dois itinerários integrados sendo um de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (LGG/ CHS) e outro de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (CNT/MAT).”
Artigo 3º – A atribuição das aulas dos componentes curriculares da Formação Geral Básica e do Itinerário Formativo deverá seguir o disposto na resolução do processo anual de atribuição de classes e aulas, em especial, quanto às etapas, fases, situação funcional, habilitações e qualificações.
§ 1º – As aulas dos Itinerários Formativos deverão ser atribuídas de acordo com a classificação, seguindo a ordem de prioridade:
I – Licenciatura prioritária do componente curricular pleiteado;
II – Licenciatura alternativa do componente curricular pleiteado;
III – Qualificação prioritária do componente curricular pleiteado;
IV – Qualificação alternativa do componente curricular pleiteado.
§ 2º – Somente no caso das unidades prisionais, não havendo o componente curricular específico, poderão ser atribuídas aulas de acordo com a área de conhecimento.
§ 3º – Cabe ao gestor da unidade escolar ou à comissão regional procurar garantir as melhores condições para a viabilização da atribuição, observando a organização das áreas de conhecimento e de cada aprofundamento curricular com as respectivas indicações dos componentes específicos que os compõem, priorizando as indicações dos docentes com a licenciatura específica, não específica e demais disciplinas de sua habilitação.
Artigo 4º – Fica alterado o Anexo I da Resolução SEDUC nº 56, de 06-07-2022, especificamente o que se refere ao 4º termo, que passa a vigorar em conformidade com o Anexo I desta Resolução.
Artigo 5º – A matriz curricular do Ensino Médio referente ao Itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (CNT/MAT) será organizada em conformidade com o disposto no Anexo II desta resolução.
Artigo 6º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

ANEXO I
ENSINO MÉDIO – MODALIDADE EJA DIURNO E NOTURNO (LGG/CHS)

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ÁREAS DE CONHECIMENTO COMPONENTES AULAS SEMANAIS TOTAL DE AULAS DO CURSO TOTAL DE HORAS DO CURSO
1º TERMO 2º TERMO 3º TERMO 4º TERMO
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 260 195
LÍNGUA INGLESA 1 80 60
ARTE 1 80 60
EDUCAÇÃO FÍSICA* 2 160 120
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA 4 260 195
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS BIOLOGIA 2 100 75
FÍSICA 1 80 60
QUÍMICA 1 80 60
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FILOSOFIA 1 80 60
GEOGRAFIA 2 100 75
HISTÓRIA 2 100 75
SOCIOLOGIA 1 80 60
TOTAL GERAL DE AULAS FGB 22 1460 1095
ITINERÁRIO FORMATIVO EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 40 30
EMPREENDEDORISMO 2 40 30
BIOTECNOLOGIA 1 20 15
TOTAL GERAL DE AULAS IF 5 700 525
TOTAL GERAL DE AULAS SEMANAIS 27 2160 1620

*No período noturno, as aulas do componente curricular de Educação Física serão ofertadas no contraturno

ITINERÁRIO FORMATIVO
OBSERVAÇÃO: As aulas dos componentes que compõem a carga horária dos IF devem ser atribuídas preferencialmente aos professores com licenciatura indicada como prioritária ou, na ausências desses, aos professores com licenciatura/habilitação indicada como alternativa, conforme segue:
COMPONENTE LICENCIATURA PRIORITÁRIA LICENCIATURA/HABILITAÇÃO
Geopolítica Geografia História; Filosofia e Sociologia
Oratória Língua Portuguesa Filosofia; Arte e Sociologia
Liderança Sociologia Educação Física; Filosofia e Língua Portuguesa

 

ANEXO II
ENSINO MÉDIO – MODALIDADE EJA DIURNO E NOTURNO (CNT/MAT)

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA ÁREAS DE CONHECIMENTO COMPONENTES AULAS SEMANAIS TOTAL DE AULAS DO CURSO TOTAL DE HORAS DO CURSO
1º TERMO 2º TERMO 3º TERMO 4º TERMO
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 260 195
LÍNGUA INGLESA 1 80 60
ARTE 1 80 60
EDUCAÇÃO FÍSICA* 2 160 120
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA 4 260 195
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS BIOLOGIA 2 100 75
FÍSICA 1 80 60
QUÍMICA 1 80 60
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FILOSOFIA 1 80 60
GEOGRAFIA 2 100 75
HISTÓRIA 2 100 75
SOCIOLOGIA 1 80 60
TOTAL GERAL DE AULAS FGB 22 1460 1095
ITINERÁRIO FORMATIVO GEOPOLÍTICA 2 40 30
ORATÓRIA 2 40 30
LIDERANÇA 1 20 15
TOTAL GERAL DE AULAS IF 5 700 525
TOTAL GERAL DE AULAS SEMANAIS 27 2160 1620

 

*No período noturno, as aulas do componente curricular de Educação Física serão ofertadas no contraturno.

ITINERÁRIO FORMATIVO
OBSERVAÇÃO: As aulas dos componentes que compõem a carga horária dos IF devem ser atribuídas preferencialmente aos professores com licenciatura indicada como prioritária ou, na ausências desses, aos professores com licenciatura/habilitação indicada como alternativa, conforme segue:
COMPONENTE LICENCIATURA PRIORITÁRIA LICENCIATURA/HABILITAÇÃO
Educação Financeira Matemática Física
Empreendedorismo Matemática Física e Química
Biotecnologia Biologia Química