Edital – Seleção de Professor Coordenador Pedagógico -EE Prof. Aroldo Azevedo

DOE – Seção I – 10/03/2018 – Pág. 133

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE GUARATINGUETÁ
Comunicado
Edital – Seleção de Professor Coordenador Pedagógico/2018
A Direção da EE Prof Aroldo Azevedo, em Lorena, com fundamento na Resolução SE 75 de 30-12-2014, alterada pelas Resoluções SE 12 de 29-01-2016 e Resolução SE 06 de 20-01- 2017, torna público o Processo para Seleção de Docente para a Função Gratificada de Professor Coordenador Pedagógico nesta Unidade Escolar. A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar 1.018 de 15-10-2007 e seus valores dispostos pela Lei Complementar 1.204 de 01-07-2013.

1- DA INSCRIÇÃO:
Período: de 13 a 16-03-2018, das 7h às 12h e das 13h às 18h
Entrevista: 20-03-2018. Horário a ser agendado com cada candidato
Local: EE Prof Aroldo Azevedo, Rua Frederica Sacilotti, 53, Bairro Vila Nunes, Lorena-SP

2 – DA VAGA:
Uma vaga para Professor Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

3 – DOS REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO:
a) ser docente titular de cargo, estável, ou ocupante de função-atividade (estável, celetista ou categoria F) podendo se encontrar na condição de adido ou em readaptação, sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer se o candidato apresentar Parecer favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS atualizado;
b) contar com, no mínimo, 3 (três) anos de experiência no magistério público estadual (1.095 – um mil e noventa e cinco dias de efetivo exercício);
c) ser portador de diploma de licenciatura plena;
d) encontrar-se em efetivo exercício.

4 – DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR:
a) – atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores e alunos;
b) – orientar o trabalho dos demais docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso;
c) – ter como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos, impressos ou em mídias digitais, e os recursos tecnológicos, sobretudo os disponibilizados pela Secretaria da Educação;
d) – coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos estudos de reforço e de recuperação;
e) – decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes das classes e/ou das disciplinas, a conveniência e oportunidade de se promoverem intervenções imediatas na aprendizagem, a fim de sanar as dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar, como a inserção de professor auxiliar, em tempo real das respectivas aulas, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva;
f) – relacionar-se com os demais profissionais da escola de forma cordial, colaborativa e solícita, apresentando dinamismo e espírito de liderança;
g) – trabalhar em equipe como parceiro;
h) – orientar os professores quanto às concepções que subsidiam práticas de gestão democrática e participativa, bem como as disposições curriculares, pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo dos diferentes níveis e modalidades de ensino;
i) – coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;
j) – tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem:
I – participação proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas;
II – a vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas metodológicas utilizadas pelos professores;
III – a efetiva utilização de materiais didáticos e de recursos tecnológicos, previamente selecionados e organizados, com plena adequação às diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos e a suas necessidades individuais;
IV – as abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia de projeto e/ou de temáticas transversais significativas para os alunos;
V – a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados na escola;
VI – a análise de índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola, para tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e a projetos desenvolvidos no âmbito escolar;
VII – a análise de indicadores internos de frequência e de aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação em processo externo, quanto das avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem;
VIII – a obtenção de bons resultados e o progressivo êxito do processo de ensino e aprendizagem na unidade escolar.

5 – DO PERFIL PROFISSIONAL DO CANDIDATO:
É esperado o seguinte:
a) ser capaz de desenvolver ações de formação continuada de professores e de acompanhamento do processo pedagógico na escola;
b) possuir e ser capaz de desenvolver, cotidianamente, competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão democrática;
c) atuar na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola;
d) possuir habilidade gerencial e técnico-pedagógica e ser capaz de desenvolver ações de implantação e desenvolvimento do Currículo Oficial junto às equipes escolares, especialmente junto aos professores;
e) demonstrar interesse para o aprendizado e o ensino;
f) compreender os processos administrativos e financeiros como meios para a consecução dos objetivos pedagógicos;
g) possuir habilidades inerentes para o bom atendimento ao público escolar, tanto do ponto de vista técnico quanto relacional;
h) possuir disponibilidade para atender a convocação dos órgãos da Pasta, inclusive em municípios diversos da sede de exercício;
i) possuir habilidade no uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

6 – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar cópias que ficarão retidas na Unidade Escolar, dos seguintes documentos:
a) Currículo Acadêmico;
b) Comprovação de conclusão de cursos promovidos pela SEE/SP, em qualquer de suas instâncias, especialmente aqueles que se referirem diretamente à atuação do professor coordenador;
c) Comprovação de cursos de atualização, especialização ou pós-graduação que considere pertinentes ao exercício da função de professor coordenador, nos termos das atribuições da função e do perfil profissional esperado;
d) Documento oficial com foto;
e) Atestado de Frequência com contagem do tempo de serviço no magistério público estadual, que comprove 1.095 (um mil e noventa e cinco dias) de efetivo exercício, constando inclusive faltas e afastamentos;
g) Proposta de trabalho, contendo ações a serem desenvolvidas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, fundamentado nos Princípios no Currículo Oficial da Secretaria Estadual da Educação.

7 – DA ENTREVISTA:
a) a entrevista, a ser realizada pelo Diretor da Escola e pelo Supervisor de Ensino da Unidade Escolar, será agendada após a entrega dos documentos e versará sobre as competências relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do candidato.

8 – DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS E DO PERFIL PROFISSIONAL:
a) após realização das entrevistas de todos os inscritos, o Diretor de Escola, apoiado pelo Supervisor de Ensino, indicará o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de trabalho levando em conta o Plano de Trabalho, o resultado da entrevista e o perfil profissional;
b) fica reservada ao gestor escolar a decisão pela não indicação de qualquer inscrito.