Sign In

Diretoria de Ensino Região de Guaratinguetá


Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 27- Centro
CEP 12.500-020 - Guaratinguetá - SP – Brasil
Email: degtg@educacao.sp.gov.br
Telefone: (12)  3128.3200
A+
A-


CAMPANHA APRENDER PARA PREVENIR.jpeg

        Olá educadores

     No dia 13/10 foi celebrado o Dia Internacional de Redução de Desastres. Instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU, a data tem o objetivo de criar reflexão acerca dos desastres socioambientais no mundo, trabalhando a construção e o fortalecimento de ações preventivas entre pessoas e organizações.

     Partindo-se dessa premissa, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB, Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional - CEFAF, Escola Virtual de Programas Educacionais - EVESP, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo - CEDEC, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou no dia 07/10, durante a videoconferência "Educação em Redução de Riscos e Desastres", a Campanha #AprenderParaPrevenir.

     A campanha tem como foco mobilizar as escolas estaduais a realizarem ações para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre o tema.

     Segue o link de acesso ao Guia de Orientações da Campanha:

     http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1189.pdf

     O objetivo geral desta campanha é promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres no âmbito das comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e metodologias científicas utilizadas por órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. E também mobilizar as escolas para a data internacional da redução do risco de desastres naturais, incentivar práticas pedagógicas e ações educativas voltadas a prevenção de riscos de desastres socioambientais, e mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

     Nesse     sentido,     solicitamos     seu     apoio     para     uma     ampla     divulgação     da  Campanha#AprenderParaPrevenir, bem como na eventual promoção e realização de uma atividade na sua escola.

     A campanha propõe que a escolas desenvolvam, relatem resultados ou criem uma ação pedagógica ligada à temática proposta, e compartilhem conosco o que foi realizado, por meio de fotos, vídeos e relatos até o prazo final, em 7 de novembro de 2016. As escolas que não promovem ações poderão participar compartilhando ideias para a redução de desastres socioambientais, já as participantes receberão certificado e concorrem ao sorteio de um pluviômetro semiautomático.

     As escolas deverão enviar o material para a Diretoria de Ensino até o dia 07/11, aos cuidados dos PCNP "Interlocutores de Educação Ambiental".

     Para mais informações:

     Site da campanha: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir/

     Site Cemaden: http://educacao.cemaden.gov.br/

     Quaisquer dúvidas estão disponíveis para maiores esclarecimentos.

     Alexandre Cursino Borges Júnior – PCNP de Geografia

     Ana Lucia Cavalca F. F. de Oliveira – PCNP de Ciências

     Marina Franco Barbosa – Supervisor de Ensino​